Esportes

Futebol ganha sete novas regras; confira o que mudou

De dar um fim à "catimba" dos goleiros até cartão para técnicos corneteiros, as alterações são significativas para o esporte bretão

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Algumas regras do futebol mundial passarão por mudanças a partir deste mês de julho. A International Football Association Board (IFAB) colocou em vigor, neste mês de julho, sete mudanças em regras do esporte mais popular do mundo. Confira as alterações que acontecerão nas regras do jogo.

1-Sem “catimba” dos goleiros

As provocações do goleiro argentino Emiliano Martínez nas disputas de pênaltis na última edição da Copa do Mundo foram alvo de debate da IFAB em relação a regra do comportamento dos arqueiros nas penalidades máximas. 

Foto: Reprodução/Twitter/seleção argentina

Agora, a nova medida adotada determina que os goleiros devem ficar em cima da linha, frente à frente com o cobrador, sem agir de uma maneira que desconcentre ou distraia o adversário, bem como atrase a batida. Também não é permitido que esses atletas toquem nas traves ou na rede.

2-Acréscimos por comemoração de gol

Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

A partir de agora, o tempo desperdiçado durante as comemorações de gol também serão considerados pelos árbitros para a decisão do tempo de acréscimo de cada etapa da partida.

3-Cartão para o treinador por reclamações no banco

As medidas contra as reclamações vindas do banco de reservas passaram a ser mais severas também, sobretudo para os treinadores. 

A nova determinação diz que,  caso o árbitro não consiga identificar algum membro da comissão técnica ou jogador reserva que tenha cometido uma infração, o cartão deverá ser dado para o treinador da equipe.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

4-Invasão de campo antes do gol

Jogador reserva ou membro da comissão técnica da equipe que invadir o campo de jogo no momento que a equipe marcar um gol e interferir diretamente na jogada, o tento deverá ser anulado e a partida reiniciada com uma falta no local onde o ‘invasor’ estava. Porém, se não houver interferência no lance, o gol será validado normalmente.

Foto: Alef Jordan / Capixaba Esporte

5-Jogador impedido que recebe ‘passe’ do adversário

Foto: Reprodução/ Twitter/ Chelsea

Um jogador que estiver em posição irregular e receber um passe do atleta adversário que tinha “total controle” dela, a bandeira de impedimento não será levantada e o lance será considerado legal. 

Mas isso não se aplica a todos os lances, caso o goleiro rebata um chute adversário e a bola parar nos pés (ou na cabeça) de um jogador anulado, o lance será anulado no mesmo momento. 

6-Cartão vermelho apenas para deslealdade dentro da área

Foto: Mailson Santana/ FFC

A nova regra prevê que defensores só sejam expulsos em caso de pênalti caso não tenham disputado a bola em nenhum momento. Se o jogador cometer a penalidade tentando interromper o lance na bola, não deve receber o cartão vermelho. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

7-Poder para árbitro assistente reserva

Anteriormente, as normas estabeleciam que somente o árbitro, os assistentes, o quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais tinham permissão para expressar suas opiniões durante o jogo. No entanto, uma nova regra foi implementada para permitir a participação do árbitro assistente reserva, membro da comissão de arbitragem, nas comunicações entre eles.

Leia Também: No clima dos 60 anos da Desportiva, Maquinista Grená leva alegria para crianças da Cariacica Down