A classificação do Rio Branco de Venda Nova para a segunda fase da Copa do Brasil é um feito inédito para o clube. Mas o futebol capixaba já foi além e chegou a ter um semifinalista do torneio nacional, o Linhares Esporte Clube, em 1994.
Depois disso, no entanto, passou por um jejum de 24 anos sem passar da primeira fase, que só foi quebrado pelo Serra, em 2019.
Leia também:
Veja fotos da classificação do Rio Branco de Venda Nova na Copa do Brasil
Desportiva reforça o ataque em busca do título do Capixabão
Jobson, ex-Botafogo, sofreu acidente? Veja o que aconteceu com o atacante
Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova são os representantes do ES em 2025
O futebol capixaba tem dois representantes na atual edição da Copa do Brasil: os xarás Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova.
O Capa-Preta se classificou como campeão do Capixabão de 2024, enquanto o Brancão Polenteiro ficou com a vaga como vice-campeão estadual do mesmo ano.
O Rio Branco de Venda Nova estreou na noite de quinta-feira, com vitória nos pênaltis por 5 a 3 sobre o Amazonas, após empate em 0 a 0 no tempo normal. O resultado classificou o time da Terra da Polenta para a segunda fase, quando vai enfrentar o vencedor de Inter de Limeira x Vila Nova-GO, que se enfrentam no dia 27, em Limeira (SP).
Por sua vez, o Rio Branco estreia no dia 27 contra o Novorizontino, às 20 horas, no Kleber Andrade. Quem vencer se classifica, enquanto que o empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Melhor campanha de um time capixaba
O Linhares Esporte Clube é o dono da melhor campanha de um time capixaba na história da Copa do Brasil, competição que começou a ser disputada em 1989. O time foi semifinalista na edição de 1994.
Naquele ano, a Copa do Brasil teve somente 32 participantes, enquanto em 2025 são 92 equipes. O Linhares disputou a competição como campeão estadual de 1993.
Na primeira fase, o Linhares eliminou o Fluminense, com empate em 2 a 2 nas Laranjeiras e novo empate, em 1 a 1 , no Engenheiro Araripe. Assim, o time capixaba avançou pelo critério de gols marcados fora de casa.
Na sequência, já pelas oitavas de final, o Linhares eliminou o São José-AP com empate em casa por 0 a 0 e vitória fora de casa por 3 a 2. Nas quartas de final, a “Coruja” deixou mais um adversário pra trás, desta vez, o Comercial-MS, com vitória por 1 a 0 em casa e empate em 1 a 1 na partida de volta.
O Linhares só foi parado pelo Ceará. Nas semifinais, o time capixaba segurou o empate em 0 a 0 na casa do adversário, mas perdeu em casa, no Engenheiro Araripe, por 1 a 0 e ficou fora da final. Finalista, o Ceará perdeu o troféu para o Grêmio naquele ano.
Jejum de 24 anos sem passar da primeira fase
Depois da campanha histórica do Linhares em 1994, o futebol capixaba viveu um longo jejum. Foram 24 anos sem passar para a segunda fase da Copa do Brasil.
O ciclo negativo só foi quebrado em 2019, quando o Serra eliminou o Remo com vitória em casa por 1 a 0. Na sequência, o tricolor serrano foi eliminado pelo Vasco com derrota em casa por 2 a 0.
Terceira fase ainda é um tabu
Depois da classificação do Serra em 2019, o futebol capixaba comemorou outras quatro classificações para a segunda fase do torneio nacional. Só que chegar à terceira fase da Copa do Brasil ainda é um tabu.
Em 2020, o Vitória eliminou o CSA com vitória por 2 a 1 em casa, mas foi eliminado na segunda fase pelo Figueirense com derrota em casa por 1 a 0.
Em 2021, o Rio Branco eliminou o Sampaio Corrêa-MA com vitória por 2 a 1 em casa, mas caiu na segunda fase diante do Vitória-BA com derrota por 2 a 0 fora de casa.
No ano seguinte, em 2022, pela primeira vez o Espírito Santo teve duas equipes avançando da primeira fase. O Real Noroeste eliminou o Operário-MT na primeira fase com vitória em casa por 2 a 1 e o Nova Venécia eliminou o Ferroviário-CE com vitória em casa por 2 a 1. Na segunda fase, porém, o Real caiu diante do Juventude e o Nova Venécia foi eliminado pelo Atlético-GO.
Resultados recentes do futebol capixaba na Copa do Brasil
2024
- Nova Venécia: eliminado na primeira fase pelo Botafogo-SP com derrota em casa por 2 a 1
- Real Noroeste: eliminado na primeira fase pelo Cuiabá com derrota em casa por 4 a 1
2023
- Vitória: eliminado na primeira fase pelo Remo com derrota em casa por 1 a 0
- Real Noroeste: eliminado na primeira fase pelo Vila Nova-GO com empate em casa em 1 a 1
2022
- Real Noroeste: eliminou o Operário-MT na primeira fase com vitória em casa por 2 a 1 e foi eliminado na segunda fase com derrota em casa por 1 a 0 para o Juventude
- Nova Venécia: eliminou o Ferroviário-CE com vitória em casa por 2 a 1 e foi eliminado na segunda fase pelo Atlético-GO com derrota por 2 a 1 fora de casa
2021
- Rio Branco: eliminou o Sampaio Corrêa-MA com vitória por 2 a 1 em casa e foi eliminado pelo Vitória-BA na segunda fase com derrota por 2 a 0 fora de casa
- Rio Branco de Venda Nova: eliminado na primeira fase com empate em casa com o ABC em 1 a 1
2020
- Vitória: eliminou o CSA com vitória por 2 a 1 em casa e foi eliminado pelo Figueirense com derrota em casa por 1 a 0
2019
- Serra: eliminou o Remo com vitória em casa por 1 a 0 e foi eliminado pelo Vasco com derrota em casa por 2 a 0