Esportes

Garotada do Iate Clube faz bonito no Campeonato Brasileiro de Optimist

Jovens velejadores do Iate Clube do Espírito Santo conquistam bons resultados no Campeonato Brasileiro e na Copa Brasil de Estreantes em Jurerê (SC)

Foto: Divulgação/ICES

O 52º Campeonato Brasileiro de Optimist, encerrado no domingo (14), em Jurerê, na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, trouxe bons resultados para os capixabas que competiram pela delegação do Iate Clube do Espírito Santo (Ices). Torben Diniz e Livia Tavarez Martini Quintas ficaram na Flotilha Ouro da principal competição nacional da classe optimist.

Competindo com mais de 270 velejadores de nove estados, além de Portugal e Argentina, Livia, de 14 anos, conquistou o quarto lugar da categoria feminina e o 15º lugar geral, garantindo classificação para o Campeonato Sul-Americano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Torben Diniz, de 13 anos, conquistou o 28° lugar geral também da Flotilha Ouro e é candidato à vaga para o Campeonato Norte-Americano de Optimist, em Porto Rico. A seletiva ocorre em maio, e caso mantenha essa posição, ele se qualifica para o  evento.

O treinador Gabriel Firme compartilhou os desafios enfrentados durante a competição, destacando a resiliência da equipe.

“A Livia enfrentou contratempos ao quebrar o leme na penúltima regata, sendo desclassificada, mas ainda assim demonstrou incrível perseverança ao completar a última regata e garantir sua classificação para o Sul-Americano”, elogiou o treinador.

A delegação do Ices foi composta por sete velejadores: Livia Tavares Martini Quintas, Thiago Goldschmidt Tommasi Abaurre, Joaquim Pinheiro Lopes, Leonardo Brocco Lage Motta, Torben Diniz Verjovsky, Nicholas Ribeiro Junge e Pedro Bastos Machado.

Estreantes brilhando na vela

Durante o 52º Campeonato Brasileiro de Optimist, ocorreu também a Copa Brasil de Estreantes.  Joaquim Pinheiro Lopes e Leonardo Brocco Lage da Motta tiveram grandes resultados em sua estreia. Joaquim estreou levando dois troféus pra casa: quarto lugar juvenil e oitavo lugar geral, competindo com outros 83 velejadores.  Já Leonardo conquistou o 37º lugar geral, ambos na Flotilha Ouro da competição.

“A vela é um dos esportes que mais tem garantido medalhas para o nosso País, e agora o Espírito Santo se destaca no esporte náutico. Nós temos alguns representantes a nível nacional como esses garotos que estão aí, bem graduados e participando de vários campeonatos brasileiros e internacionais”, comemora o diretor de Vela do Ices, Victor Santos Neves Filho.

Resultados

52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry:

— Livia Tavares Martini Quintas: 15º lugar geral / 4º lugar feminino (flotilha ouro)

— Torben Diniz: 28º lugar geral (flotilha ouro)

— Pedro Bastos Machado: 19º lugar geral (flotilha prata)

— Nicholas Ribeiro Junge: 55º lugar geral (flotilha prata)

— Thiago Goldschmidt Tommasi: 19º geral (flotilha bronze)

Copa Brasil de Estreantes

— Joaquim Pinheiro Lopes: 4º Lugar Juvenil / 8º lugar geral (flotilha ouro)

— Leonardo Brocco Lage da Motta: 37º lugar geral (flotilha ouro)