Esportes

Ginastas capixabas conquistam vaga na Olimpíada de Paris/2024

Com as capixabas Deborah Medrado e Sofia Madeira na equipe, seleção brasileira de conjunto avança no Mundial de Valencia e garante a classificação olímpica

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

A seleção brasileira de conjunto, que tem as capixabas Deborah Medrado e Sofia Madeira, conquistou nesta sexta-feira a classificação olímpica para os Jogos de Paris/2024.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com uma geração que tem feito história este ano, com direito ao primeiro pódio em uma etapa da Copa do Mundo, o Brasil terminou a fase de classificação do Campeonato Mundial de Valencia, na Espanha, na sexta colocação, resultado que garante a vaga na Olimpíada de Paris/2024.

De quebra, a seleção ainda avançou para a final do conjunto de arcos, que acontece neste sábado (26), a partir das 10 horas (horário de Brasília).

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Veja as apresentações da seleção brasileira de conjunto

Além das capixabas Deborah e Sofia, completam a equipe as ginastas Duda Arakaki, Giovanna Oliveira, Nicole Pírcio e Bárbara Galvão.

O Brasil terminou a sexta-feira na sexta colocação geral, com 65.000 pontos. 

Ao som de uma versão acelerada de “Smile”, de Charles Caplin, a apresentação brasileira com as três fitas e duas bolas, na prova mista, foi bastante enérgica e contagiou a plateia presente no ginásio, que bateu palmas e dançou junto. O rosto de Chaplin estava desenhado em strass no novo collant desenvolvido em parceria com a estilista Thaís Lima para o Mundial. Houve uma pequena queda da fita, mas a nota final foi um ótimo 30.100.

Na série dos cinco arcos, a referência foi Whitney Houston, tanto no collant, inspirado em um figurino de cristais coloridos utilizado pela lendária cantora americana, quanto na música, o clássico “I wanna dance with somebody”. A apresentação rendeu às brasileiras uma nota 34.900, portanto a soma do conjunto ficou em 65.000.

Israel foi a melhor equipe no geral, com 70.800, seguida por China (70.050), Espanha (68.600), Itália (68.150) e Ucrânia (67.400).