Nesta terça-feira (22), o Ministério da Saúde aprovou o retorno do público aos estádios de futebol, com limite de 30% das capacidades das arenas. A medida é uma resposta ao plano elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A liberação valerá para as séries A e B e, aos poucos, a venda de ingressos poderá ser ampliada.
O retorno dos torcedores aos estádios vai depender da liberação do gestor local, que deve levar em consideração a variação da curva epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde local e regional.
Segundo o Ministério da Saúde, “a abertura deverá ocorrer mediante protocolos que devem ser estabelecidos com o objetivo principal de zelar pela saúde física e mental, assim como o bem-estar de todos”.
O governo federal enfatizou ainda que as medidas de segurança serão acertadas entre os times de futebol e a administração dos estádios, com a participação dos órgãos de segurança pública e saúde para a implementação e fiscalização do projeto.
No Espírito Santo, desde esta segunda-feira (21), já está em vigor a portaria do governo do Estado que autoriza o retorno das competições esportivas com público limitado a 100 pessoas. O documento foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Estado, no último sábado (19).
Os organizadores dos eventos devem seguir uma série de regras como o controle no número de torcedores, observando o espaço de uma pessoa por 10 metros quadrados do local. O uso de máscaras neste espaços é obrigatório.
*Com informações do Portal R7!