Moscou – A grega Hrysopiyi Devetzi vai perder a medalha de bronze olímpica conquistada na disputa do salto triplo nos Jogos de 2008 após testar positivo em um exame antidoping, revelou nesta terça-feira a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).
A IAAF explicou que uma amostra de exame antidoping realizado por Devetzi durante o Mundial de Atletismo de 2007 testou positivo para o esteroide estanozolol em nova análise. Por isso, seus resultados serão retrospectivamente desqualificados por dois anos a partir de agosto de 2007.
Com isso, a grega perderá as medalhas de bronze conquistadas no Mundial de Atletismo de 2007 e na Olimpíada de 2008. Porém, a prata assegurada no salto triplo dos Jogos de 2004 não será afetada pela punição.
Devetzi também foi suspensa por quatro anos, o que não terá efeito prático, pois a grega se aposentou em 2009, na sequência de uma outra punição, por se recusar a realizar um exame antidoping.
A IAAF também anunciou a suspensão das fundistas russas Ildar Minshin e Irina Timofeeva por doping, mas elas não possuem conquistas em campeonatos relevantes.