Esportes

Grêmio rebaixa o Goiás e confirma vaga na Libertadores

De virada, Grêmio derrota o Goiás por 2 a 1, em Porto Alegre, e garante a classificação ao menos para a fase preliminar da Libertadores do ano que vem

Após um primeiro tempo abaixo da média, o Grêmio acordou na segunda etapa e venceu de virada o Goiás, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (30), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Brasileirão. O resultado rebaixou matematicamente o time goiano para a Série B do Brasileiro de 2024 e confirmou os gaúchos pelo menos na fase preliminar da Libertadores do ano que vem.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com os três pontos, o Grêmio está na Libertadores. O time é o quinto colocado, com 62 pontos, um a menos que o Flamengo, que fecha o G-4 e a zona de classificação direta para a competição continental, e manteve a distância de sete pontos do Athletico/PR, faltando seis em disputa.

Enquanto isso, o Goiás deu adeus à Série A. Com 35 pontos, os goianos não ultrapassam mais o Vasco, que soma 42 e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O time se juntou ao Coritiba e América/MG, também com seus descensos confirmados.

LEIA TAMBÉM: Palmeiras goleia e pode ser campeão no próximo domingo

Diante da torcida, o Grêmio até começou com mais posse de bola, mas era tímido no ataque. A paciência da torcida e do técnico Renato Gaúcho acabou de vez quando Morelli venceu a disputa com Carballo, saiu cara a cara com o goleiro Caíque e abriu o placar para o Goiás, aos 27 minutos. A irritação foi tanta, que o treinador sacou Everton Galdino de campo e acionou Ferreirinha.

A bronca no vestiário teve efeito imediato. Com quatro minutos, Suárez deu belo passe para Ferreirinha, que fintou o zagueiro e bateu colocado para empatar o jogo em 1 a 1. Logo depois, aos 10, Cristaldo virou para o Grêmio. A defesa do Goiás deu bobeira, a bola sobrou para o argentino, que bateu firme no canto direito.

Com a vantagem, o time gaúcho começou a tomar conta da partida. Na reta final, o time manteve a posse de bola no ataque e controlou o duelo até o apito final.

GRÊMIO 2 X 1 GOIÁS

ESTÁDIO: ARENA DO GRÊMIO

GRÊMIO: Caíque; Fábio (Pepê), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Gustavo Martins) e Cristaldo (Nathan); Nathan Fernandes (André), Luis Suárez e Everton Galdino (Ferreira). Técnico: Renato Gaúcho.

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Luís Oyama (Edu) e Guilherme Marques (Anderson Oliveira); Julián Palacios (Apodi) e Vinicius (Breno). Técnico: Mário Henrique.

GOLS: Morelli, aos 27 minutos do primeiro tempo. Ferreira, aos quatro minutos, Cristaldo, aos 10 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO: Marcelo de Lima Henrique (CE).

RENDA: R$ 2.550.969,00.

PÚBLICO: 38.683 total