Em um jogo digno de Libertadores, com muita chuva e campo praticamente sem condições de jogo, o Grêmio fez valer o seu “espírito imortal” ao derrotar o Huachipato por 1 a 0, em partida que vai ficar marcada como a “Batalha de Talcahuano”, local do jogo realizado na noite desta terça-feira (4). O triunfo valeu a classificação para as oitavas de final da competição.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
Com um gol solitário de Diego Costa no início do confronto, o time gaúcho chegou aos nove pontos em cinco jogos, já que a equipe teve as partidas suspensas em função das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
COMO FICA A SITUAÇÃO
O Grêmio ainda tem um último jogo pelo Grupo C, que vai acontecer neste sábado, contra o já eliminado Estudiantes/ARG, no Couto Pereira, em Coritiba.
Em caso de nova vitória, os gremistas terminam esta fase como líder da chave e vão enfrentar o Peñarol no mata-mata. Se empatar ou perder, o Grêmio se classifica em segundo lugar e enfrenta o Fluminense. O atual líder do grupo é o The Strongest/BOL, com 10 pontos, não tem mais partidas a cumprir.
SOBERANO ENQUANTO HOUVE JOGO
Nos primeiros 45 minutos, o Grêmio foi soberano, fez 1 a 0 e ainda carimbou a trave do Huachipato em três oportunidades. Já na volta do intervalo, em função da forte chuva, o jogo foi disputado na base da raça.
O Grêmio iniciou a partida apostando nas ações ofensivas e logo movimentou o marcador. Aos cinco minutos, Cristaldo levantou a bola na área e Diego Costa concluiu com firmeza: 1 a 0.
Diante de um adversário desorganizado, o time brasileiro seguiu criando chances. Aos 23 minutos, em boa trama pelo lado direito, Pepê recebeu livre na área e fez o giro. A finalização saiu rasteira e encontrou a trave do goleiro Parra.
Com boa variação de jogadas, a equipe gaúcha carimbou a trave rival em mais duas oportunidades. Primeiro com Soteldo. Logo depois, foi a vez de Galdino acertar o poste dos chilenos. Os mandantes tiveram apenas uma chance com Maxi Rodriguez. No momento do chute, no entanto, o atacante errou o alvo.
Mas se o primeiro tempo teve o Grêmio como dono do espetáculo, a etapa final apresentou um Huachipato completamente diferente. Gutiérrez acertou a trave no primeiro minuto. No rebote, Montes chutou de primeira e o goleiro Marchesin fez linda defesa. A pressão se manteve e o goleiro gremista Marchesin voltou a trabalhar em nova tentativa de Castillo. A chuva, que aumentou de intensidade, deixou o campo pesado e a parte física passou a valer do que a técnica.
Apostando em uma forte marcação no meio-campo, o Grêmio conseguiu inibir a reação dos donos da casa e assegurou o triunfo que valeu a classificação fora de casa.
FICHA TÉCNICA:
HUACHIPATO-CHI 0 X 1 GRÊMIO
HUACHIPATO – Parra; Joaquín Gutiérrez (Vargas), Gazzolo, González (Saez) e Castillo; Santiago Silva (Malanca), Sepúlveda e Montes; Maxi Gutiérrez, Maxi Rodriguez e Cris Martinez. Técnico: Francisco Troncoso.
GRÊMIO – Marchesini; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Du Queiroz) e Cristaldo (Carballo); Everton Galdino (Nathan Fernandes) (Gustavo Nunes), Diego Costa e Soteldo (Gustavo Martins). Técnico: Renato Gaúcho.
GOL – Diego Costa, aos 5 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Sepúlveda e González (Huachipato); Pepê e Reinaldo (Grêmio).
ÁRBITRO – John Ospina (COL).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Huachipato-CAP Acero, em Talcahuano, no Chile.