
Juntar a galera para assistir uma boa partida de futebol já é ótimo. Agora, imagine formar um grupo de amigos e viajar para acompanhar todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Agora pense como seria bom fazer isso para fugir das diárias dos hotéis, invariavelmente caras, e não precisar encarar aeroportos lotados. Para fechar, ter tudo isso à disposição com muito conforto. Esta será a realidade de dez amigos residentes no Espírito Santo. Eles montaram um ônibus luxuoso e vão viajar pelo país atrás da Seleção.
Fanáticos por futebol, boa parte da turma já se conhece de outras Copas. Alguns deles foram à Alemanha em 2006 e voltaram a cruzar o Atlântico para acompanhar o esquadrão verde e amarelo na África do Sul, em 2010. E foi exatamente na terra de Nelson Mandela que a ideia surgiu, como explica o empresário Henrique Lima.
“Como a próxima Copa seria no Brasil, na África já começamos a pensar num jeito de acompanhar todos os jogos juntos aqui. Ao analisarmos as dificuldades que teríamos com locomoções e hospedagens, fizemos as contas e vimos que valia mais a pena fazer o projeto. Começamos a colocar dinheiro na poupança em agosto de 2010, e o ônibus ficou pronto no início de junho de 2013. Temos 12 camas, duas TVs, freezer, geladeira, microondas, mesa de jogos e várias outras coisas. Também tem um forno e a TV do lado de fora”, explicou Henrique, que, por conta de um acordo entre os amigos, não revela o valor investido no ônibus.
Os amigos capixabas – sete empresários e três advogados – já acompanharam a seleção brasileira na Copa das Confederações. Nos jogos da Copa, Alberto Cani, Gustavo Cani, Adi Gama, André Fiorot, Henrique Lima, Márcio Castello, Gustavo Amorim, Fernando Mirando, Pablo Furrieri e Rodrigo Braga esperam rodar muitos quilômetros juntamente com a delegação nacional e pretendem terminar a viagem no Maracanã no dia 13 de julho, quando será a final do torneio.
Para o trajeto, serão contratados dois motoristas profissionais que vão se revezar no comando do veículo. Aos curiosos, Henrique Lima ainda afirma que todos os momentos marcantes das viagens serão compartilhados.
“Além do ônibus, também montamos o site “Torcedores na Estrada”, onde todos os interessados vão poder ver fotos e vídeos que postaremos durante as viagens”, explica.
Olimpíadas e Copa da Rússia estão nos planos.
Além da Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 também estão no roteiro dos amigos capixabas. O grupo está animado, e uma ideia ainda mais ousada já está sendo analisada seriamente.
“Já estamos estudando a possibilidade de levar o ônibus para a Copa da Rússia em 2018. Fizemos as contas e, mais uma vez, vimos que pagar o transporte do ônibus num navio e levá-lo para lá fica mais barato do que pagar por todas as hospedagens e passagens de avião”, finaliza Henrique Lima.