Será neste domingo, dia 19, a partir das 6 horas, o Capixaba de Ferro Desafio Realcafé Reserva, na Praia da Bacutia, em Guarapari. A competição traz de volta às terras capixabas a elite do triatlo nacional após duas décadas, numa competição de alto nível.
Entre os quase 500 atletas confirmados estão a conterrânea Pamella Oliveira, Santiago Ascenço, Reinaldo Colucci e Frank Silvestrin. Os atletas disputarão o Troféu Z2, com uma premiação de R$ 30 mil a ser dividida entre os campeões. A prova conta com atletas de 19 estados e dois países, Argentina e Inglaterra.
O Capixaba de Ferro Desafio Realcafé Reserva terá três distâncias: Sprint Distance (750 metros de natação, 10 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida), Standard Distance (1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida) e, por fim, Duplo Standard Distance (3 quilômetros de natação, 80 quilômetros de ciclismo e 20 quilômetros de corrida), disputado pela elite. O Sprint Distance, a distância mais curta, valerá para a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Triathlon, numa parceria inédita entre o Capixaba de Ferro e a Federação Capixaba de Triathlon.
Ao final da prova, os atletas e suas famílias poderão aproveitar o Lounge CF, um espaço que acolhe e recepciona os competidores que finalizam a prova com churrasco, com buffet completo e música ao vivo com uma banda local.
Segundo um dos organizadores da prova, Roberto Vieira, este será um evento imperdível. “Convidamos toda a comunidade para vir assistir de perto a essa competição. Estamos preparando uma festa linda para todos”.
Já o organizador Marcio Moreira enfatiza o nível da prova. “Receber atletas desse nível é um sonho que virou realidade. Estamos trabalhando para entregar uma prova tecnicamente a altura dos atletas.”
Competição inclusiva
Desde sua fundação, em 2016, o Capixaba de Ferro é uma prova inclusiva, permitindo a participação de todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência. Para elas, a inscrição para a prova é gratuita, um benefício que favorece a participação desse público.
“Temos uma categoria especial para essas pessoas. A inscrição é realizada pelo site. Na natação, por exemplo, colocamos um suporte especial para os atletas PCD. Temos caiaque, stand-up, lancha e fornecemos acompanhamento por toda a prova. No ciclismo, temos uma moto que acompanha esses atletas por todo o percurso, além de apoio também na corrida, tudo para que eles tenham uma prova acessível do início ao fim”, afirma Roberto.
E os atletas paralímpicos aderem à competição com muita força e espírito de desafio. É o caso, por exemplo, de Marcos Vinicius Barcellos, primeiro paratleta capixaba a fazer parte do Capixaba de Ferro e que já conquistou o Campeonato Brasileiro de Paratriatlon, em Florianópolis.
Ele sempre teve o sonho de fazer o Iron Man, e participar da prova capixaba foi o pontapé para garantir a bagagem de que precisa para, enfim, conseguir atingir seu objetivo.
“O Capixaba de Ferro é uma prova que exige muito do atleta, e isso me desafia muito a sempre participar dela. Sempre que puder, estarei presente, além de ser uma honra representar minha cidade, estado e patrocinadores em um evento de nível nacional”, completa.
Capixaba de Ferro Desafio Realcafé Reserva
Data: 19 de março de 2023 (domingo)
Horário: das 6 às 13 horas
Local: Praia da Bacutia, Guarapari
Informações: capixabadeferro.com.br