Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) desde 2015, Gustavo Vieira tomou posse nesta sexta-feira (03) para seu segundo mandato, que vai até abril de 2023. O evento, que aconteceu em Vitória, contou com as presenças dos vice-presidentes da CBF, Marcus Vicente e Castellar Netto, do secretário geral da CBF, Walter Feldmann, do governador Renato Casagrande e do vice-presidente da Rede Vitória, Fernando Machado.
Em entrevista ao Folha Vitória, Gustavo Vieira frisou o compromisso da FES em capacitar os profissionais envolvidos com o futebol capixaba.
“Vamos dar continuidade à treinamento e capacitação de profissionais a médio e longo prazo, alguns técnicos surgiram após esse processo, como Wesley Martinelli (campeão da Copa Espírito Santo e do Capixabão com o Vitória) e Cleiton Marcelino (ex-técnico do Serra). Dentro das quatro linhas, precisamos capacitar nosso quadro, principalmente para profissionais das categorias de base”, afirmou.
Além da capacitação do corpo técnico dos clubes filiados, o presidente da FES espera melhorar a qualidade e condições da arbitragem capixaba.
“Começarmos esse processo. Uma vez por mês vamos ter encontros com a arbitragem, envolvendo o Marcos André Gomes, que é avaliador do árbitro de vídeo (VAR), e vamos investir nessa capacitação fortemente”, disse Gustavo Vieira.
O maior objetivo da FES, segundo o presidente reeleito, é sair da Série D do Campeonato Brasileiro. “Precisamos avançar à Série C o quanto antes. Teremos mais visibilidade, mais patrocínios e assim os clubes conseguem investir em elenco, melhorar sua estrutura. Precisamos de um ciclo virtuoso. Tudo depende de resultado dentro de campo”, acredita.
A ocasião também foi marcada pela assinatura do ofício para o Espírito Santo receber o Mundial Sub-17 este ano, que será enviado à CBF.
Trajetória na gestão esportiva
Aos 44 anos, Gustavo Vieira tem em seu currículo experiência acadêmica e acumula 18 anos atuando no mercado esportivo, nos mais diversos projetos e entidades. Iniciou suas atividades na FES em 2008, quando foi vice-presidente de relações institucionais e marketing, e entre 2009 e 2015 atuou como diretor executivo. Agora reeleito para o segundo mandato na Federação até 2023, Gustavo também foi recentemente foi nomeado secretário geral do Sindicato do Futebol.
Administrador de empresas, pós-graduado em finanças corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gerenciamento de Projetos pelo Ibmec, Gustavo possui o mestrado FIFA Master, o mais renomado em gestão esportiva do mundo, realizado nas universidades europeias de Leicester (Inglaterra), Sda Bocconi (Itália) e Neuchatel (Suíça).
Além disso, já trabalhou no Departamento de Competições e de Transferência Internacional de jogadores na Federação Argentina de Futebol (AFA); na Confederação Brasileira de Voleibol, onde foi responsável pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Certificação ISO 9001.2000; e foi secretário executivo da Confederação Sul Americana de Voleibol.