Monza – Depois de fazer uma corrida sofrível, o mexicano Esteban Gutiérrez terminou o GP da Itália de Fórmula 1 com uma punição que o levou para a última colocação da prova. Ele caiu do 19º para o 20º lugar por um toque na Lotus do francês Romain Grosjean no Circuito de Monza.
Com desempenho discreto em toda a corrida, o piloto da Sauber acabou se complicando ao acertar o carro de Grosjean. Pelo toque, levou como punição o acréscimo de 20 segundos no seu tempo final da prova.
Assim, perdeu uma posição na classificação e caiu para a última colocação. Por consequência, o sueco Marcus Ericsson, da Caterham, ganhou uma posição na classificação e escapou do último posto da corrida.
Antes de Gutiérrez, o dinamarquês Kevin Magnussen foi punido nos instantes finais da prova. O piloto da McLaren se envolveu em um incidente com o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, e teve adicionado cinco segundos ao seu tempo final de corrida.
Desta forma, perdeu três preciosas posições na Itália. Caiu do 7º para o 10º lugar, desperdiçando pontos para sua equipe. Curiosamente, o dinamarquês já havia sofrido punição semelhante na etapa passada, na Bélgica. Lá saltou do 6º para o 12º lugar, ficando fora da zona de pontuação.
Confira a classificação final atualizada do GP da Itália:
1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3º – Felipe Massa (BRA/Williams)
4º – Valtteri Bottas (FIN/Williams)
5º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
6º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
7º – Sergio Perez (MEX/Force India)
8º – Jenson Button (ING/McLaren)
9º – Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
10º – Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
11º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
12º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India)
13º – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
14º – Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
15º – Adrian Sutil (ALE/Sauber)
16º – Romain Grosjean (FRA/Lotus)
17º – Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)
18º – Jules Bianchi (FRA/Marussia)
19º – Marcus Ericsson (SUE/Caterham)
20º – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)