Esportes

Hamburgo bate Bayer Leverkusen e ganha fôlego na luta contra degola no Alemão

Hamburgo – O Hamburgo ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento no Campeonato Alemão ao vencer o Bayer Leverkusen por 1 a 0, nesta sexta-feira, em casa, no jogo isolado que abriu a 19ª rodada da competição. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro grego Kyriakos Papadopoulos. Ironia do destino, ele vem atuando pelo Hamburgo emprestado pelo próprio Leverkusen.

A vitória desta sexta fez o Hamburgo saltar da 17ª e penúltima posição para a 16ª, agora encabeçando a zona de descenso do Alemão, com 16 pontos. A equipe ultrapassou o Ingolstadt, que tem 15 pontos e neste sábado enfrenta o Hertha Berlin, fora de casa. Com apenas nove pontos, o Darmstadt é o lanterna.

Já o Bayer Leverkusen estacionou nos 24 pontos e ocupa a modesta nona posição, posto que poderá perder no complemento desta 19ª rodada. Após o resultado ruim amargado em Hamburgo, o time buscará a sua reabilitação no torneio nacional no próximo dia 11, contra Eintracht Frankfurt, em casa. No mesmo dia, o Hamburgo terá pela frente o atual vice-líder RB Leipzig, longe de seus domínios.

Recém-contratado pelo Hamburgo junto ao Grêmio, o volante Walace ficou no banco de reservas durante toda a partida desta sexta. O mesmo ocorreu com o lateral-esquerdo Douglas Santos, ex-Atlético-MG, que também figurou entre os suplentes e não foi utilizado no decorrer do duelo pelo técnico Markus Gisdol.

Já pelo lado do Leverkusen, o lateral-esquerdo, também ex-Grêmio, atuou como titular, mas não conseguiu ajudar a sua equipe a evitar a derrota.

No confronto, o Hamburgo quase abriu o placar no primeiro minuto do segundo tempo, quando Müller tocou de calcanhar para Shou Wood. De frente para o goleiro, o atacante do Hamburgo finalizou firme no travessão.

Aos 31 da mesma etapa, porém, a equipe da casa chegou ao gol por meio de Papadopoulos, que recebeu cruzamento da esquerda e, livre entre os marcadores, cabeceou para as redes. Mesmo atuando emprestado pelo Leverkusen, ele comemorou de forma efusiva o gol.

Os visitantes buscaram o empate e quase atingiu o objetivo aos 39 minutos, quando acertaram o travessão em uma outra cabeçada, mas a equipe da casa segurou o placar.

Esse foi o primeiro jogo do Leverkusen após a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) ter confirmado, na última quinta-feira, a manutenção da suspensão de quatro meses de suspensão ao meia Hakan Çalhanoglu, que assim não pode defender a equipe derrotada nesta sexta. O máximo tribunal esportivo julgou o recurso do jogador turco de 22 anos após a punição aplicada pela Fifa por quebra de contrato e manteve a dura sanção.

Um dos principais jogadores da seleção turca e do Leverkusen, Çalhanoglu ainda será obrigado a pagar 100 mil euros (cerca de R$ 337,5 mil) ao Trabzonspor, clube de seu país natal, que foi justamente o prejudicado com a quebra de contrato, no entendimento da Fifa e da CAS.

Quando ainda atuava nas divisões de base do Karlsruher, da Alemanha, Çalhanoglu recebeu 100 mil euros do Trabzonspor para assinar pelo clube quando completasse 18 anos. Ao invés de completar a transação, no entanto, na temporada 2011/2012 ele assinou uma renovação de contrato com o Karlsruher.

A decisão de Çalhanoglu motivou o Trabzonspor a entrar com uma ação na Fifa em 2013. A entidade deu ganho de causa ao time turco e decidiu pelos quatro meses de punição, mas a sanção foi suspensa até o parecer da CAS.