O treino classificatório do GP da Áustria de F1, que coroou Charles Leclerc como o grande pole-position, terminou por volta de 11 horas (horário de Brasília), mas a definição do grid de largada no Red Bull Ring só foi confirmada pouco mais de duas horas depois.
Isso porque Lewis Hamilton e George Russell foram investigados pelos comissários de prova por terem bloqueado, respectivamente, Kimi Räikkönen e Daniil Kvyat no Q1 da sessão desta tarde de sábado (29). Os dois receberam a mesma punição: perda de três lugares no grid de largada e 1 ponto na carteira.
No fim das contas, quem levou a pior foi Hamilton, que obteve o segundo melhor tempo, atrás apenas de Leclerc. O pentacampeão do mundo, que largaria na primeira fila do grid, vai largar em quarto neste domingo no Red Bull Ring, isso porque ainda recuperou um posto pela punição de Kevin Magnussen.
O grid do GP da Áustria vai contar com quatro carros de quatro equipes diferentes nas cinco primeiras posições iniciais. Leclerc, da Ferrari, agora vai dividir a primeira fila com Max Verstappen, da Red Bull. Outra curiosidade fica por conta da juventude da primeira fila, com Leclerc e Verstappen ainda com 21 anos. Já Valtteri Bottas, piloto da Mercedes, sobe para terceiro com Hamilton partindo em quarto. Lando Norris, da McLaren sai lado a lado com Kimi Räikkönen, na terceira fila.
Quanto ao piloto da Williams, os comissários aplicaram ao prodígio britânico a mesma punição imposta a Hamilton: três posições no grid de largada, o que colocou Russell, então na 16ª posição, em 19º e penúltimo no alinhamento inicial em Spielberg, além de 1 ponto na carteira. Assim, o jovem britânico vai formar a décima fila do grid ao lado de Carlos Sainz.
Em entrevista pouco depois do fim da classificação, Hamilton foi questionado sobre sua posição à frente de Räikkönen. O ‘Homem de Gelo’ se irritou e até mostrou o dedo do meio a Lewis, em imagem captada pela transmissão oficial da prova.
“Eu vi um dos carros da equipe passar, estava freando no grampo, na curva 3. Vi outro vindo, pisei nos freios e fui reto. Não o peguei na curva, mas acabei atrapalhando. Não estava sabendo do carro que estava vindo, então não foi fácil”, comentou.
Logo que a punição foi oficializada, Hamilton se mostrou conformado: “Punição totalmente merecida hoje e não tenho nenhum problema em aceitá-la. Foi um erro meu e assumo completamente a responsabilidade por isso. Não foi intencional. Enfim, amanhã é outro dia e com uma boa oportunidade para avançar”.