Esse é um dos vídeos mais compartilhados entre os corredores nas redes sociais nos últimos dias. Uma senhora cruza a linha de chegada da maratona de San Diego, nos Estados Unidos. A americana Harriette Thompson, de 92 anos, entrou para o livro mundial dos recordes como a mulher de mais idade a completar uma prova de 42 km. O percurso foi feito em 7h24min36seg.
Foi ao lado do filho que ela cruzou a linha da chegada da Rock’n’Roll Marathon e desbancou, aos 92 anos e 65 dias de idade, o recorde de Gladys Burrill, de 92 anos e 19 dias, que obteve a marca anterior em 2010, na Maratona de Honolulu.
Além de vencer os desafios da idade, a maratonista precisou lutar contra um câncer de boca. Mas essa não foi a primeira vez que ela conquistou um recorde. Em 2014, Harriette Thompson concluiu uma maratona em 7h07min42seg, marca inédita alcançada por mulheres acima de 90 anos.
A americana, que já perdeu amigos, familiares e o próprio marido para o câncer, é uma grande apoiadora de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de combate à doença. Ela, inclusive, teria ajudado a levantar mais de US$ 100 mil para projetos voltados para pacientes com câncer. “Isso faz dessas corridas algo como uma missão pessoal para mim, algo que me faz sentir muito importante”, disse a americana à revista Runner’s World.
Antes de encarar os 42km de prova no último domingo, a avó de 10 netos achava que não conseguiria chegar ao fim da maratona. Após ser aplaudida e emocionar centenas de pessoas que aguardavam a sua chegada, disse que estava apenas “um pouco dolorido”.
“Em determinado momento estava realmente cansada. Aconteceu por volta das 21 milhas (33 km), subia uma ladeira e parecia uma montanha. Estava pensando, ‘isto é uma espécie de loucura na minha idade. Mas depois me senti melhor quando descia a ladeira. E meu filho Brenny passou e me entregou estes maravilhosos carboidratos que me fizeram continuar na prova”, afirmou em entrevista ao jornal local Charlotte Observer.
O recorde de maratonista homem de mais idade a completar uma prova de 42km pertence a Fauja Singh, com 101 anos. Será que a gente chega lá?!