A primeira corrida do campeonato da Império Endurece Brasil, em Goiânia, no último sábado (30), não atendeu às expectativas do piloto Hugo Cibien. O carro da equipe FTR Motorsport, na classe Protótipos P1, quebrou no início da prova.
Desde quinta-feira, o carro apresentou alguns problemas no sistema de gerenciamento de freios e não ficou pronto para a qualificação, o que levou a equipe a largar na 7ª posição entre os 33 carros da competição.
Hugo relata que a corrida desenrolou bem, mas logo na primeira hora houve problemas no semieixo e uma batida enquanto Marcelo Vianna estava no volante. “Ficamos muito tempo parados no box, voltamos, mas o carro não resistiu e não completou”.
O outro carro da equipe, com Aldo Piedade Jr. e Beto Ribeiro, idêntico ao da equipe do Hugo Cibien, foi bem. Largou em terceiro e assumiu a ponta logo no início.
Abriu a última hora de prova, quarta hora, com vantagem de mais de um minuto para o segundo colocado. No entanto, um problema no cubo da roda dianteira esquerda fez o carro perder a roda, parar no box e terminar a corrida na 6ª posição.
Vitória de estreante
A vitória nessa primeira etapa foi conquistada pela estreante francesa Ligier, o protótipo Ligier JS P320 da equipe BTZ Motorsports.
O carro, construído para a categoria FIA LMP3, mas com potência aumentada para fazer frente aos P1 da Endurance Brasil, assumiu a liderança na última hora da competição e levou a dupla Guilherme Bottura e Gaetano di Mauro ao pódio geral.
Na sequência, vieram o AJR de Vicente Orige e Gustavo Kiryla, o Ginetta G58 de Fábio, Wagner e Pedro Ebrahim e o Mercedes AMG GT3 de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, os vencedores da classe GT3. Ou seja: quatro modelos diferentes nas quatro primeiras colocações na geral.
Xandinho Negrão e Marcos Gomes conseguiram a segunda colocação, após Cacá Bueno, que liderava a prova, sofrer uma batida que comprometeu o carro. Na GT4, o Mustang da Autlog Racing de Flávio Abrunhoza, Cassio Homem de Mello, André Moraes Jr. e Gustavo Conde largou na pole e garantiu a vitória.
Na P2, quem faturou foi o MCR da FTR Motorsport de Claudio e Fernando Poeta. E na categoria P2 Light, o vencedor foi o MRX da Motorcar Racing com Ricardo Haag e Mario Vieira.
Próxima etapa
A segunda etapa da Império Endurance Brasil acontece dia 21 de maio, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.