No último domingo (18), Hugo Cibien disputou duas corridas pela Stock Series em Cascavel, no Oeste do Paraná. Nesta quinta-feira, dia 22, o piloto capixaba estará acelerando no primeiro treino para a terceira etapa da Endurance Brasil, que corre no sábado (24), a largada das Três Horas do Velopark, na Grande Porto Alegre.
Segundo o piloto, a prova de longa duração no fim de semana de Endurance, contra três de curtíssima duração na Stock Series, muda muito a estratégia e o estilo de pilotagem.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“O carro da Endurance é mais leve, mais potente e tem mais pressão aerodinâmica e na Endurance três pilotos dividem o carro”, destaca.
Na etapa do Velopark, Cibien o capixaba dividirá o volante, além do veterano catarinense Alexandre Finardi, com Nicolas Costa. O piloto carioca, de 31 anos, lidera a Porsche Carrera Cup em 2023.
LEIA TAMBÉM: Rafael Teixeira brilha nas ondas e Kristian Kymmerson fica fora da fase final da Tríplice Coroa
“Além de estar mais acostumado aos protótipos, tanto ao carro propriamente falando quanto à tocada, mais cerebral e menos agressiva, mudar do menos potente para o mais potente é mais tranquilo por causa do peso e maior downforce. Você pode acreditar mais no carro, que aponta mais nas curvas, freia mais dentro. Então, vai aumentando os limites e em poucas voltas, já está totalmente à vontade”, diz Cibien.
Nas duas primeiras etapas de 2023, o AJR V8 de 590 cavalos de potência da equipe Power Imports, “um carro que é contingenciado para não quebrar”, como explica o piloto, quebrou.
A primeira vez foi uma quebra do eixo piloto, na segunda, uma pedra arrebentou a correia do alternador, que nesse carro fica num lugar de difícil acesso, impossibilitando a troca durante a corrida.
A corrida da Endurance Brasil tem largada no sábado (24) às 11h30, e transmissão do canal do YouTube da Império Endurance Brasil.