A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira a liberação de mais nove atletas russos para competirem sob bandeira neutra em campeonatos internacionais. A entidade, no entanto, esclareceu que a punição ao país pelo escândalo de doping continua em vigência.
Estes oito competidores fizeram o requerimento junto à entidade e, após terem os casos avaliados, foram liberados a competir, desde que não representem a Rússia. No total, 30 atletas já foram autorizados a competir sob estas condições em 2018.
Dos nove autorizados nesta quinta-feira, sete são competidores da marcha atlética: Klavdiia Afanaseva, Olga Eliseeva, Yuliya Lipanova, Vasiliy Mizinov, Sergey Sharypov, Sergey Shirobokov e Yana Smerdova. Há ainda uma velocista, Kseniya Aksyonova, e um corredor com obstáculos, Sergey Shubenkov.
A IAAF disse que recebeu mais de 140 pedidos de atletas russos somente este ano e que ainda está analisando a situação de cada competidor. Para serem liberados para competir internacionalmente, os atletas têm de demonstrar à entidade que o ambiente de treinamento cumpre os padrões de antidopagem necessários.
A Rússia foi banida do atletismo pela IAAF em 2015, após investigação da Agência Mundial Antidoping (Wada) que comprovou um esquema de doping sistemático sem precedentes e patrocinado pelo Estado.