Esportes

Instituto Camillo Neves realiza sonhos de jovens por meio do esporte

Craque do soçaite e do beach soccer, Camillo Neves oferece acesso gratuito a práticas esportivas e educacionais para que crianças e jovens de Vitória possam realizar sonhos

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Crianças e adolescentes crescem com o sonho de se tornarem atletas profissionais e, a partir do esporte, conseguir um futuro melhor para si e suas famílias. Mas, na maioria dos casos, essa ambição esbarra na realidade dura de trabalho, estudos e vulnerabilidade social de muitos jovens talentos que não têm condições de se dedicarem a uma vida intensa de treinamento.

A partir disso, nascem projetos sociais que pavimentam a estrada e, sobretudo, dão uma oportunidade de mudança de vida às pequenas promessas através do esporte, como é o caso do Instituto Camillo Neves (ICN).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Instituto é uma ação social sem fins lucrativos que leva o nome de seu fundador, o ex-jogador de Fut7, beach soccer e empresário Camillo Neves. Ele fundou o projeto em janeiro de 2022, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, seu bairro de nascimento e criação. O intuito inicial era dar às crianças a chance de praticar futebol de forma gratuita, e hoje já conta com uma sede com diversas modalidades, como jiu-jitsu, pilates, dança e, em pouco tempo, capoeira.

“O projeto é uma iniciativa que promove o acesso às práticas esportivas, físicas e educacionais que visa dar a oportunidade aos capixabas de seguir uma vida pautada no esporte. O projeto também contribui com o crescimento socioeducativo das famílias das comunidades atendidas”, explica o empresário.

Sobre o Instituto Camillo Neves

O ICN é voltado para crianças a partir dos seis anos, até adolescentes de 14 anos de idade. Além disso, o programa também conta com atividades voltadas para os pais e familiares dos alunos, como fisioterapia, treinos funcionais, exames médicos e atendimentos nutricionais.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
O ICN  também conta com atividades voltadas para os pais e familiares dos alunos, como fisioterapia, treinos funcionais, exames médicos e atendimentos nutricionais

“Quando o Instituto foi criado só tinha futebol, a gente distribuía camisa, calção, meião e chuteira para todas as crianças inscritas, além de café da manhã. Posteriormente, a gente criou uma sede, em janeiro de 2023 começamos devagar e, hoje, já estamos com essa quantidade de coisa, tanto de modalidade quanto de gente sendo atendida de uma forma tão bacana assim”, conta Camillo Neves.

O craque também conta sobre o que fomentou a criação do projeto, entendendo o seu lugar como uma pessoa que se tornou bem-sucedida e reconhecida através do esporte.

“Sou nascido e criado na Ilha de Santa Maria, uma região de classe média baixa, com muitos problemas sociais, e eu tive a oportunidade de fazer tanto o Ensino Médio quanto uma faculdade particular sendo bolsista, e tudo isso através do esporte”, cita Camillo Neves, que completa que o principal objetivo é devolver para a sociedade o que ele recebeu, além de oportunizar crianças e jovens a transformarem suas vidas através das práticas esportivas, assim como ele pôde mudar.

Carreira de destaque na quadras

Foto: Instagram/@camillomneves
Camillo pela seleção brasileira de Fut7

Com 11 anos de carreira no Fut7, Camillo já defendeu clubes como Flamengo, Fluminense, Coritiba e Athletico-PR, além de títulos pela seleção brasileira, com duas Copas Américas, duas Copas Intercontinentais, um Mundialito e uma Copa do Mundo.

Além disso, também teve uma passagem brilhante no beach soccer, onde venceu a Copa Itália jogando pelo Pisa, clube italiano.

“Esporte é tudo! Minha experiência no esporte é simplesmente espetacular. Se eu tenho reconhecimento que eu tenho, seja ele aqui em Vitória, a nível estadual ou até na Itália, por exemplo, é por conta do esporte. Através do esporte consegui me formar, estudar, conseguir ter todos os acessos que eu não sei qual ferramenta me faria ter.”

Mais de 300 vidas transformadas

Com mais de 300 pessoas beneficiadas, o Instituto Camillo Neves tem transformado a vida de dezenas de famílias, como o caso da Izabelly, de 16 anos, e do Matheus, de 14, filhos da Rosana Dal’Orto. Ela conta que a entrada dos filhos no projeto contribuiu positivamente para a vida dos três de forma distinta, não só através do esporte diretamente, mas a partir de todas as ações sociais ligadas ao Instituto.

“Eu sou viúva, moro na comunidade, não é fácil com dois adolescentes, mas essas ações que o Instituto oferece vieram como uma sombra para me refrescar”, conta Rosana Dal’Orto.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Matheus Dal’Orto é aluno da turma de futebol do Instituto Camillo Neves, em Vit´ória

O Matheus, aluno de futebol do ICN, conheceu o projeto através de um amigo que já era inscrito e, a partir daí, levou a ideia para dentro de casa. “O meu filho nunca tinha tido oportunidade de estar treinando e era o sonho dele treinar”, relata Rosana.

E foi através do Matheus que a irmã mais velha dele, Izabelly, pôde ser contemplada com um tratamento dentário completo até os 18 anos, em uma ação social voltada para a saúde bucal que foi promovida pelo Instituto Camillo Neves. “Ela está muito feliz com o tratamento dela, […] são projetos que elevam a autoestima da gente, né? […] Sonhos que podem ser realizados através do Instituto”, conta Rosana.

Como se inscrever

Para se inscreveram, os responsáveis pelas crianças e jovens devem procurar o  Instituto através do Instagram (@institutocamilloneves) ou pelo WhatsApp (27 99924-0777).

As informações sobre inscrições também pode ser feitas na sede do ICN, às quartas e sextas-feiras, na Rua Pedro Carlos de Souza, nª 386, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória.

VEJA TAMBÉM: FOTOS | INSTITUTO CAMILLO NEVES MUDA A VIDA DOS ALUNOS 

Contribuições e parcerias do ICN

Como uma ação filantrópica, o Instituto Camillo Neves atua sem fins lucrativos e de forma totalmente gratuita para os inscritos. A partir disso, instituições de apoio podem contatar e contribuir para com o projeto, como é o caso do Instituto Americo Buaiz (IAB), que começou a atuar em parceria com a iniciativa este ano.

O IAB adotou o tema “esporte e educação” para o bimestre, durante o período de março e abril, e selou parcerias com instituições de assistência socioeducativa através de esporte, incluindo o Instituto Camillo Neves.

“O Instituto presta serviços à comunidade, é muito mais do que só esporte, é muito mais do que só jogar bola. Eles, de fato, mudam a vida daquelas pessoas, porque o adolescente que poderia estar na rua está treinando, aprendendo, estudando e tendo contato com outras pessoas com realidades semelhantes e que estão prosperando em meio a dificuldade”, destaca a coordenadora do IAB, Paula Martins.

Como ajudar

Caso outras empresas e organizações desejem se tornar contribuintes para o projeto, podem entrar em contato diretamente através do WhatsApp: 27 99924-0777, ou pela chave Pix (CNPJ): 49.051.369/0001-12.