O Botafogo estreia na Copa Intercontinental nesta quarta-feira (11), contra o Pachuca, do México, em Doha, no Catar. A competição substitui o Mundial de Clubes da Fifa, que passou por modificações e será reeditado a partir de junho de 2025, nos Estados Unidos.
Com as mudanças, fica a dúvida: quem vencer a Copa Intercontinental será considerado campeão mundial?
VEJA TAMBÉM:
> Artur Jorge vê Botafogo pronto para a Copa Intercontinental
> Capixaba Richarlison anuncia que será pai pela primeira vez: “Somos 3”
> Gabigol revela time do coração e diz onde deseja jogar: “Torcida absurda”
NOVO MUNDIAL DE CLUBES em 2025
A Fifa rebatizou o torneio como Copa Intercontinental por causa da criação do novo Mundial de Clubes, competição que vai reunir 32 equipes no meio do ano que vem nos Estados Unidos.
Apesar dos novos formatos e nomes, a essência da Copa Intercontinental permanece a mesma e o clube que vencê-lo pode ser considerado campeão do mundo pela Fifa.
FORMATO DE DISPUTA DA COPA INTERCONTINENTAL
Até 2023, o campeão Liga dos Campeões estreava no torneio na semifinal, assim como o campeão da Libertadores.
No novo formato da Copa Intercontinental, o campeão europeu já está garantido na final. O Real Madrid, atual campeão, vai jogar apenas um jogo, o que vale a taça.
Já o campeão da Libertadores, entra nas quartas de final. Dessa forma o Botafogo tem de vencer dois jogos antes de chegar à final.
A Copa Intercontinental vai ser disputado anualmente, no formato descrito. Já o Mundial de Clubes passa a ser disputado de quatro em quatro anos, com 32 clubes.