Sem perder há quase três meses na Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio não quer perder o líder Cruzeiro de vista e por isso busca a vitória contra a Chapecoense nesta terça-feira, às 18h30, na Arena Condá, em Chapecó (SC), no jogo que abre a 21ª rodada.
A última derrota tricolor foi para o líder Cruzeiro, por 1 a 0, no dia 8 de maio. De la para cá, foram seis vitórias e oito empates. A sequência colocou o Grêmio na vice-liderança, com 36 pontos. Por outro lado, a Chapecoense tem 22 e luta contra o rebaixamento.
Apesar do jogo ser em Chapecó (SC), o Grêmio deve se sentir em casa. A carga de 4.500 ingressos destinada aos tricolores acabou em poucos dias mesmo com o preço de R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia).
Para reencontrar o caminho das vitórias fora de casa – são sete empates seguidos e uma derrota -, o técnico Roger Machado deve apostar na manutenção do time que ganhou da Ponte Preta, por 2 a 1, no último sábado. Mesmo porque, não teve muito tempo para trabalhar entre um jogo e outro.
Substituído no intervalo por desgaste físico, o zagueiro Pedro Geromel viajou com a delegação tricolor para Chapecó (SC). Se o capitão entrar em campo, a cláusula de renovação automática será ativada, com duração até dezembro de 2023.
Criticados pelos torcedores, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o volante Thiago Santos foram preservados por Roger Machado contra a Ponte Preta e voltaram a ser relacionados. Já o goleiro Brenno, o lateral-direito Edílson e o atacante Elkeson ficaram em Porto Alegre (RS) trabalhando fisicamente após desfalcarem o Grêmio nos últimos jogos por conta de lesões musculares.
Dona da pior campanha como mandante da Série B – uma vitória, três empates e cinco derrotas -, a Chapecoense vem de derrota para o Ituano, por 1 a 0, no interior de São Paulo. Assim como Roger Machado, Marcelo Cabo não teve muito tempo para treinar entre um jogo e outro, mas mesmo assim deve fazer pelo menos três mudanças no time titular.
O experiente zagueiro Léo, revelado no Grêmio, e o volante Matheus Bianqui retornam de suspensão nos lugares de Xandão e Lima, respectivamente. Depois de estrear diante do Ituano, o meia Felipe Ferreira deve receber a primeira oportunidade como titular nesta terça-feira.