Esportes

Irmão mais novo de Kieza busca o seu espaço no futebol

Vinícius é um dos destaques do Jabour na Copa Vitória das Comunidades e ainda sonha com o futebol profissional. Quartas de final começam nesta terça-feira

Foto: Gabriel Cavalini
Vinícius Marçal, o Kiezinha, exibe com orgulho o uniforme do Jabour, time que ele defende

Basta uma rápida olhada para o rosto de Vinícius Marçal para perceber que os traços do jovem fazem lembrar os de um outro jogador capixaba que fez sucesso em clubes como Náutico, BahiaFluminense, Botafogo e Cruzeiro. Vinícius é irmão do atacante Kieza.

Se o irmão mais velho já rodou o mundo da bola e é hoje um jogador experiente e disputará o Capixabão de 2024 pelo Rio Branco, Vinícius é um jovem de 20 anos que dá os primeiros passos no futebol e veste a camisa do Jabour na Copa Vitória das Comunidades. Mesmo com pouca idade, o camisa 10 é uma das esperanças da equipe para conquistar o bicampeonato da competição.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Kiezinha”, como é chamado por alguns companheiros, já mostrou que o faro de gol aguçado também corre nas veias e foi autor de um dos gols marcados pelo Jabour até aqui na competição. Nascido no bairro, ele garante que vestir as cores do clube local é um desejo antigo que tinha.

“Eu saí da comunidade com uns 14 anos pra tentar a sorte em outros estados. Mas desde novo sempre vi o time jogando e sempre tive a vontade de jogar nele também. Este ano surgiu a oportunidade e eu pude aproveitar”, conta o jovem atacante Vinícius.

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Kieza nos tempos de Bahia: o irmão mais velho tem uma carreira de sucesso no futebol brasileiro

Quanto ao relacionamento com o ilustre irmão mais velho, Vinícius garante que não poderia ser melhor: “Ele também é de lá (do Jabour). Temos uma relação boa. Ele me ensina muita coisa e é muito bom ter um irmão que joga. Ele me instrui, me ajuda muito. Como também sou atacante, a referência dele que fica pra mim é fazer gol. Porque o homem mete muito gol!”.

Aos 20 anos, Kiezinha ainda sonha em se tornar um jogador profissional e garante que, além do irmão, conta com o apoio do pai, da mãe e de toda a família: “Eles sempre estiveram presentes, desde criança. Quando minha mãe não podia me levar aos treinos, meu pai dava um jeito e ia junto comigo. Apoio dentro de casa nunca faltou”.

Conselho para manter a taça em Jabour

O camisa 10 do Jabour já chegou a atuar nas categorias de base de clubes de fora do Espírito Santo, como Bahia e Náutico. Agora representando o Jabour na Copa Vitória das Comunidades, quer garantir que a taça não saia do bairro.

Atual campeão e classificado para as quartas de final, o Jabour terá pela frente o Galáticos de Sábado, nesta terça-feira (28), às 20h45, no campo da Curva da Jurema, em jogo único que vale classificação para a semifinal. Quando perguntado se recebeu algum conselho específico de Kieza para a fase decisiva da Copa Vitória das Comunidades, Vinícius conta que o recado foi direto: “Ele disse pra eu jogar meu futebol, fazer o meu melhor e que seja o que Deus quiser”.

Noite de reedição de finais na Curva da Jurema

As quartas de final da Copa Vitória das Comunidades começam nesta terça-feira (28), com dois jogos que são reedições das decisões do ano passado.

Primeiro, às 19h15, jogam Grêmio do Forte São João x Bela Vista. As duas equipes decidiram a 2ª Divisão do torneio do ano passado, com o Bela Vista levando a melhor nos pênaltis. Desta vez, o Grêmio chega com melhor campanha, já que foi o líder do Grupo A, com nove pontos e 100% de aproveitamento. O Bela Vista, por sua vez, foi o vice-líder do Grupo B, com seis pontos.

No outro confronto da noite, mais um reencontro. Galáticos de Sábado x Jabour fazem a reedição da final da 1ª Divisão da Copa Vitória das Comunidades de 2022. No ano passado, deu Jabour. “A gente quer o bicampeonato”, cravou Kiezinha.

No entanto, a melhor campanha este ano é do Galáticos, que liderou o Grupo B com três vitórias em três jogos e com direito a goleada por 7 a 2 sobre o Caçador na última rodada da fase de classificação.

Os outros dois jogos das quartas de final do torneio acontecem na quarta-feira (29): Cruz Azul x Comercial e Bavi x Unidos de Maria Ortiz. As partidas acontecem no campo da Curva da Jurema.

LEIA TAMBÉM: Seu Bino deixa saudades e um legado de amor à comunidade em São Pedro

COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

QUARTAS DE FINAL

Terça-feira (28)

19h15: Grêmio do Forte São João x Bela Vista

20h45: Galáticos de Sábado x Jabour

Quarta-feira (29)

19h15: Cruz Azul x Comercial

20h45: Bavi x Unidos de Maria Ortiz