Esportes

Irmãos capixabas sobem ao pódio no mesmo dia nos Jogos da Juventude

Davi Gabriel e Laisa Bastos da Silva conquistaram ouro e bronze, respectivamente, nos Jogos de Juventude, sob olhares do vice-campeão olímpico Caio Bonfim

Foto: Alexandre Loureiro/COB

A família Bastos da Silva teve um domingo pra lá de especial para comemorar. Num dia especial para o esporte do Espírito Santo, os irmãos Davi Gabriel Bastos da Silva e Laisa Bastos da Silva subiram ao pódio no mesmo dia nos Jogos da Juventude.

Os irmãos competiram neste domingo na prova da marcha atlética, sob olhares do vice-campeão olimpico Caio Bonfim, um dos embaixadores do evento que acontece em João Pessoa (PB).

VEJA TAMBÉM:

ES garante os dois primeiros ouros nos Jogos da Juventude

Capixaba vence o Vilavelhense e é campeão da Segundinha Capixaba

Jessica Ferreira e Diego Barbosa são os campeões da 11ª Corrida das Luzes EDP

MAIOR EVENTO DO PAÍS

Maior evento multiesportivo do País para estudantes de 15 a 17 anos, os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e contam com a participação de cerca de quatro mil atletas das 27 unidades federativas do Brasil.

A delegação capixaba tem 192 integrantes, com 158 estudantes atletas, 28 técnicos e seis dirigentes. Até o momento, o Espírito Santo tem 14 medalhas na competição: três ouros, seis pratas e cinco bronzes.

DAVI É BICAMPEÃO DOS JOGOS DA JUVENTUDE

Davi Gabriel é uma das maiores promessas da marcha atlética no Brasil. Apontado com sucessor do medalhista olímpico de prata Caio Bonfim, o capixaba de 16 anos venceu a Copa Brasil deste ano na categoria sub-18. No ano passado, venceu o Brasileiro Sub-16.

Davi conquistou a medalha de ouro neste domingo na prova dos 5 mil metros, com o tempo de 23min08seg57. É o bicampeonato do capixaba nos Jogos da Juventude, já que ele foi também o primeiro campeão da modalidade, que estreou na competição no ano passado.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

“Tô muito feliz por ter conquistado a minha segunda medalha, o bicampeonato. E também por ter visto a conquista da minha irmã. Essa medalha é muito importante, uma medalha difícil numa prova que foi dura do início ao fim, com adversários bons, que deixaram a prova miuto mais emocionante e bonita”, comemorou Davi.

LAISA ESTREIA NO PÓDIO

Laisa foi a primeira dos irmãos a competir. Em sua primeira vez nos Jogos da Juventude, ela conquistou a medalha de bronze na marcha atlética dos 3 mil metros.

Foto: Alexandre Loureiro/COB
Laisa (primeira à direita) no pódio com Caio Bonfim e as medalhistas Mychelle de Souza e Vitoria Araújo

A capixaba completou a prova em 16min33seg51. O ouro foi para Vitoria Araújo (PB), com 15min36seg37, e a prata ficou com Mychelle de Souza (DF), com 16min06seg48.

“Eu gostei muito. Foi a minha primeira medalha nos Jogos da Juventude, na minha primeira vez aqui também. Tô muito orgulhosa e muito contente”, vibrou Laisa.

FOTOS E ELOGIOS DO VICE-CAMPEÃO OLÍMPICO

As provas da marcha atlética disputadas neste domingo tiveram um espectador especial, o medalhista olímpico Caio Bonfim, prata nas Olimpíadas de Paris-2024.

Os irmãos capixabas, é claro, aproveitaram para tirar fotos e conversar com o ídolo, que elogiou a performance da dupla.

“O Caio falou com eles, deu bastante dicas e falou que os dois são muito bons. Ele incentivou bastante a eles continuarem treinando para os próximos eventos”, contou o técnico Diogo Mello, que treina os dois irmãos na Estação Conhecimento, em Serra.

Foto: Acervo pessoal
Caio Bonfim tira foto com os irmãos Davi e Laisa e o treinador Diogo Mello nos Jogos da Juventude

Ver os dois pupilos no pódio no mesmo dia também mexeu com as emoções do treinador.

“Foi muito bem ver os dois com medalhas na mesma prova, poucos minutos depois um do outro. Os dois torceram um pelo outro. O Davi torcendo primeiro pela Laisa marchando, depois ela torcendo pelo Davi. Foi bem diferente do que a gente já vivenciou porque foi a primeira competição em que eles competem juntos. Foi bem legal”.

´CONVITE PARA TREINAR COM O ÍDOLO

Davi estava especialmente feliz neste domingo. Primeiro, pelo bicampeonato dos Jogos da Juventude. Depois, pela medalha da irmã e, por último, por competir osb olhares do seu ídolo na modalidade.

“Quando eu passava aqui, dava uma olhadinha e via ele sentado, observando a prova, eu ficava: a minha maior inspiração está aqui, a lenda em quem eu me espelho. Já saí feliz, mas quando terminou, ele veio conversar comigo, me elogiou, me deu conselhos, isso foi gigante”, comentou Davi.

Pra completar, o jovem capixaba recebeu até convite para treinar com Caio Bonfim.

“Outra notícia mais feliz ainda, mais top, é que houve até um convite para treinar junto lá com ele e a equipe deles. Isso aí é surreal, foi incrível demais. É a realização de um sonho marchar ao lado do Caio e de outros grandes marchadores. É outra grande conquista”, revelou Davi.