Classificada com uma rodada de antecedência para o hexagonal semi-final do Campeonato Capixaba, a Desportiva Ferroviária vai poupar alguns jogadores para o confronto do próximo domingo (13), contra o Estrela do Norte, no estádio Sumaré. A medida foi tomada pelos setores de preparação física e departamento médico da Tiva e o técnico Erich Bomfim testa alternativas durante a semana.
A comissão técnica avaliou a carga de treinos e jogos e o desempenho físico de cada atleta. Com isso, mesmo não lesionados, o zagueiro David, o lateral-esquerdo Vandinho, o volante Ivan e o atacante Paulo Vitor já estão fora da última partida da fase de grupos. O atacante Alexandre Acerola e os meias Sidnei e Edinho continuam sendo observados nos treinamentos. Recuperados, o volante Moreira e o atacante Kleuber voltaram e treinar com bola nesta são opções para a partida, porém, o lateral-direito Ramires deve desfalcar o time, com um inchaço no tornozelo esquerdo.
O intuito, segundo o preparador físico da Locomotiva Grená, Wallace Pessanha, é poupar os atletas de um esforço físico excessivo, com consequente risco de lesão, e dar ritmo de jogo a outros jogadores pouco utilizados. “Seguimos o protocolo de que atletas que têm um volume de treino e jogos muito grande serão poupados, visando ao Hexagonal, que terá jogos seguidos, de quarta e sábado. Até o momento não tivemos problemas graves de lesões e estamos tomando esses cuidados para contar com todo o grupo. A intenção da comissão técnica é que os jogadores estejam descansados fisicamente e 100% a nível de jogo, para essa próxima fase”, explica.
Último reforço da Tiva, vindo do Goytacaz-RJ, o atacante Rael está regularizado e pode fazer a sua estreia contra o Estrela. Invicta e com o melhor aproveitamento do campeonato (71,4%), a Desportiva lidera a Chave Sul do Caxpixabão – mesmo depois de ter perdido 4 pontos no TJD-ES – e se classificou com a vitória contra o Doze, por 1 a 0, na última segunda-feira.