A 41ª edição da Copa Vitória das Comunidades começou com tudo. Logo de cara, um confronto entre os dois últimos campeões garantiu uma abertura em grande estilo. E quem estreou melhor foi o Jabour. Campeão em 2022, o time venceu o Galáticos de Sábado, atual campeão, por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (20), no campo de Curva da Jurema, em Vitória.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além de serem os dois últimos campeões da Copa Vitória das Comunidades, Galáticos e Jabour também se enfrentaram nas duas últimas edições em fases decisivas. Na final de 2022, Jabour venceu por 2 a 1 e conquistou o título. No ano passado, o Galáticos deu o troco e eliminou o adversário nas quartas de final, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
A vitória nesta segunda-feira serviu para botar novamente Jabour em vantagem no histórico recente do confronto entre os times.
Jairinho, de 20 anos, foi o autor do primeiro gol da 41ª edição do maior campeonato de futebol amador do Estado. O camisa 7 balançou as redes aos sete minutos do segundo tempo, completando cruzamento pela esquerda.
“Foi uma vitória que tava engasgada. Que venham os R$ 10 mil, é tudo nosso”, brincou o atacante, fazendo referência à premiação de R$ 10 mil que será entregue ao time campeão, tanto no masculino como no feminino.
O jogo de abertura da Copa Vitória das Comunidades foi de poucas chances, principalmente no primeiro tempo. Na segunda etapa, Jabour fez o gol logo aos sete minutos, com Jairinho.
A partir daí, quem brilhou foi o goleiro Luiz Henrique, que fez boas defesas e impediu o gol de empate do Galáticos.
“É gratificante demais fazer o primeiro gol e ter a torcida que sempre tá com a gente em todo jogo, gritando ‘bora Jabour’. É uma mistura de sentimentos. Nós vamos chegar (no título). A estrutura é boa, o time é bom e nós vamos chegar”, avisou Jairinho.
CAÇADOR MOSTRA A SUA FORÇA
Logo depois da vitória do Jabour sobre o Galáticos, foi a vez de Criadagem, equipe de Goiabeiras, e Caçador, que representa Maruípe, estrearem na competição.
O Caçador não quis saber de dar boas-vindas ao Criadagem, que foi campeão da 2ª Divisão em 2023 e disputa pela primeira vez a 1ª Divisão do torneio. O time de Maruípe venceu por 2 a 1 e, com esse resultado, largou na liderança do Grupo A, com a mesma pontuação do Jabour, porém, com mais gols marcados.
A segunda rodada do Grupo A da Copa Vitória das Comunidades será disputada no dia 3 de junho, novamente no campo da Curva de Jurema. Às 19h15, jogam Jabour x Caçador. Quem vencer praticamente garante a classificação antecipada para as quartas de final. Na sequência, jogam Galáticos x Criadagem, em partida que pode eliminar uma das equipes já na segunda rodada.
LEIA TAMBÉM: Bela Vista sonha com o título da Copa Vitória das Comunidades
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
TORNEIO MASCULINO
Grupo A: Galáticos (Santo Antônio), Jabour (Jabour), Criadagem (Goiabeiras) e Caçador (Maruípe).
Grupo B: Grêmio (Forte São João), Shacktar (São Pedro), Balneário (Resistência) e Bela Vista (Bela Vista).
Grupo C: Bavi (Jesus de Nazareth), Comercial (Bonfim), Trevo (Santo Antônio) e Estrela (Bairro da Penha).
Grupo D: Cruz Azul (Bairro da Penha), 19 de Maio (Inhanguetá), Unidos (Maria Ortiz) e Central City (Centro)
1ª RODADA / CAMPO DA CURVA DE JUREMA
Segunda-feira (20/5) — Grupo A
Galáticos 0 x 1 Jabour
Criadagem 0 x 1 Caçador
Terça-feira (21/5) — Grupo B
19h15 — Grêmio do Forte x Shacktar
20h45 — Balneário x Bela Vista
27/5 — Grupo C
19h15 — Bavi x Comercial
20h45 — Trevo x Estrela
28/5 — Grupo D
19h15 — Cruz Azul x 19 de Maio
20h45 — União x Central City
TORNEIO FEMININO
Grupo A: Estadual, União Vitória e São Geraldo
Grupo B: MDE, América/ES e Caaes
TABELA DE JOGOS / 1ª FASE
27/05 — Campo do Jabour
19h15 — Estadual x União Vitória
20h45 — MDE x América/ES
4/06 — Campo do Jabour
19h15 — América/ES x Caaes
20h45 — União Vitória x São Geraldo
12/06 — Campo do Jabour
19h15 — Estadual x São Geraldo
20h45 — MDE x Caaes
LEIA TAMBÉM: Bicampeão da Copa Vitória das Comunidades dá aula de amor ao futebol