Na chamada “Catedral” do tênis argentino, o brasileiro João Fonseca venceu neste domingo (16) o argentino Francisco Cerúndolo, 28º do ranking mundial, e conquistou seu primeiro título da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Fonseca ganhou a final por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7/1) em 1h45, e se tornou, aos 18 anos, cinco meses e 26 dias, o mais jovem sul-americano a conquistar um título na era ATP Tour (a partir de 1990).
Top 10 dos mais jovens campeões
Ele também entrou no top 10 dos mais jovens campeões e tirou da lista o americano Pete Sampras, ex-número um do mundo e ex-recordista de títulos de Grand Slams.
Entre os integrantes desta relação, estão o australiano Lleyton Hewitt, o ucraniano Andrei Medvedev, o japonês Kei Nishikori, os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz e o norte-americano Michael Chang, que alcançaram ao menos a quarta posição no ranking.
Elogios de astros do tênis
A rápida ascensão de João Fonseca provoca admiração no mundo do tênis. O britânico Andy Murray se manifestou neste domingo, antes da final, na expectativa por um possível encontro entre João e Alcaraz, que já foi número um do mundo e atualmente ocupa a terceira posição no ranking.
“Estou ansioso pelo primeiro jogo de Fonseca x Alcaraz”, escreveu nas redes sociais o ex-tenista Murray, dono de três títulos de Grand Slam e de duas medalhas olímpicas de ouro na carreira.
Rio Open é o próximo desafio
Agora, João Fonseca joga no Brasil. Ele volta às quadras do Jockey Club Brasileiro para a disputa do Rio Open e estreia contra o francês Alexandre Muller, 58º do ranking.
Parte da gira latino-americana no saibro, o evento no Rio reúne vários tenistas que estiveram em Buenos Aires, incluindo três dos quatro argentinos batidos por Fonseca na campanha de seu primeiro título.