Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) já movimentam as escolas do sul do Estado. Na próxima semana, cerca de 500 estudantes de Cachoeiro disputam a seletiva municipal dos jogos. Já o município de Venda Nova do Imigrante será uma das sedes da etapa regional.
Em Cachoeiro, o evento é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp), e será realizado no campus I do Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso, de segunda (17) a quinta-feira (20), de manhã (das 7h às 11h30) e à tarde (das 13h às 17h). A entrada é franca.
Participam, ao todo, 24 escolas da cidade, dez a mais que no ano anterior. Destas, 17 são públicas – oito da rede municipal de ensino e oito escolas estaduais, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – e outras sete, particulares.
Futsal, handebol, voleibol, basquete, vôlei de areia, xadrez, tênis de mesa, atletismo e badminton são as modalidades da seletiva, que serão disputadas nas categorias infantil (nascidos entre 2003 e 2005) e juvenil (nascidos entre 2000 e 2002), no masculino e feminino.
As unidades de ensino que se classificarem vão representar Cachoeiro na fase regional 3 dos Jogos Escolares do Espírito Santo 2017, que será realizada de 5 a 10 de junho, em Rio Novo do Sul.
Venda Nova do Imigrante
Já o município de Venda Nova do Imigrante vai sediar a etapa regional dos Jogos Escolares. A cidade desbancou Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins e Marechal Floriano, que também estavam na briga.
“A escolha de Venda Nova consolida o Município como destino regional. Além de mobilizar os alunos, movimenta vários atuantes na economia. Quem vem, usa hotel e restaurante, por exemplo”, comenta Marco Antônio Grillo, secretário de Turismo, Esporte e Lazer.
O evento vai acontecer de 15 a 20 de maio. Os atletas vão competir nas modalidades futsal, handebol, basquete e vôlei divididos em equipes femininas e masculinas nas categorias infantil e juvenil. “É muito gratificante sediar os Jogos Escolares Regionais. É uma oportunidade de os alunos mostrarem seu talento para pessoas da sua cidade”, completa o coordenador de Esporte Escolar.
André Luiz Liberato.