Foi realizada na noite desta segunda-feira (29), a abertura oficial da 1ª edição dos Jogos Estudantis do Espírito Santo, na unidade do SESI de Jardim da Penha, em Vitória. O evento contou com desfiles das escolas inscritas na competição, apresentação de banda de congo mirim, jogo demonstrativo de futsal entre as equipes masculinas sub-16 do SESI Jardim da Penha e Monteiro, além do acendimento da Pira Olímpica pelo paraninfo dos Jogos Estudantis.
-> Confira a galeria de fotos da cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis 2018!
A competição reúne mais de 1.100 alunos-atletas de escolas de norte a sul do Estado. Ao todo, foram 20 unidades de ensino inscritas na competição. A edição dos Jogos Estudantis será realizada entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro. O evento terá seis modalidades de esportes: handebol, futsal, futebol society, vôlei, basquete e tênis de mesa.
Estiveram presentes na cerimônia representantes da Rede Vitória, do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES), da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), do Colégio Brasileiro de Excelência (COBE) e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Segundo o superintendente do Sesi no Espírito Santo, Mateus de Freitas, os Jogos Estudantis objetivam estimular a prática de esportes, descobrir novos talentos e a formação de cidadãos.
“Para nós, é uma alegria muito grande organizar e ser a sede do primeiro Jogos Estudantis do Estado, com 20 escolas participando e 1.100 alunos-atletas. É algo realmente que nos deixa muito felizes. Esse casamento entre esporte com educação traz motivação, disciplina, espírito competitivo sadio… Então estamos muito alegres e já olhando para o ano de 2019, para que os próximos eventos possam ser ainda melhores”, fala Freitas.
O diretor geral da Rede Vitória, Fernando Machado, falou sobre o papel do esporte na vida do jovem. “Reunir o jovem através de uma causa de educação, do esporte e da saúde é muito importante para todos nós da Rede Vitória e para a Jovem Pan, que fala a linguagem do jovem e, por isso, é a rádio oficial do evento. Estamos muito felizes de estar participando e fazendo, pela primeira vez, esse evento. É muito gratificante, porque os jovens terão essa experiência que vai modificar muito a participação deles durante toda a vida”, destacou.
O padre Antídio Carvalho, entusiasta dos Jogos Estudantis, comentou que o evento no Rio de Janeiro já se tornou uma importante ferramenta de oportunidade na vida dos jovens. Ele projeta que não será diferente no Espírito Santo. “O esporte prepara o jovem não para o futuro, mas para que ele trabalhe as emoções já no presente. Então eu vejo o esporte como uma oportunidade de crescimento interior, da alma…”, comenta o padre.
O vice-presidente da Findes, José Carlos Bergamin, revelou que se sente emocionado ao ver os jovens no caminho do bem. “É isso o que nos encoraja a acreditar cada vez mais no Brasil e no trabalho que realizamos. Todos os colaboradores e organizadores estão unidos por uma causa maior, que é o desenvolvimento dos nossos jovens. Essa é uma experiência que já deu certo”, garante Bergamin.
Fernando Cobe, diretor geral do COBE, falou sobre o importante papel de quem apoia o esporte. “O Brasil e a educação precisam evoluir muito e, nesse contexto de evolução, o esporte é uma das áreas mais importantes. Esporte é disciplina, é saúde, é habilidade motora, equilíbrio, flexibilidade, socialização… Então, a competição saudável como essa, tem que ser promovida. Todas as escolas precisam promover o esporte. O COBE tem como meta cada vez mais promover o esporte e contribuir com quem apoia o esporte, como a Rede Vitória e a Fecade”, afirma Fernando Cobe.
O presidente da Fecade, Ronaldo Mangueira, destaca que os Jogos Estudantis é um potencial formador de futuros atletas de alto nível. Para ele, o esporte tem papel fundamental na construção de vida do aluno. “A grande importância do esporte é o desenvolvimento global do aluno. Dentro da escola é onde se forma o futuro esportista. O atleta nasce dentro da escola”, diz.
O paraninfo dos Jogos Estudantis 2018, André Stein, falou sobre a experiência de ter vivido o que os alunos estão vivendo com os jogos. “Há pouco tempo, eu estava no lugar deles então é uma coisa muito especial para mim. Espero que os jogos sejam maravilhosos. Participar dessa abertura e sentir esse clima de novo, para mim é sensacional, me lembra muitas coisas que participei. Fico muito feliz pelo convite”, revela.