O paraninfo dos Jogos Estudantis deste ano é ninguém menos que Paulo André Camilo, um dos homens mais rápidos do Brasil. Mas ter atletas deste nível cumprindo o papel de incentivar a prática do esporte entre estudantes não é uma exclusividade de 2023. O posto já foi ocupado por atletas que ostentam até mesmo títulos mundiais e medalhas olímpicas em suas modalidades.
Se mesmo após terem levado o nome do Espírito Santo para o mundo ao atingirem seus feitos esportivos, esses atletas ainda fizeram questão de, presencialmente, deixar um legado para jovens, nada mais justo que relembrar esses momentos marcantes dos Jogos Estudantis do Espírito Santo. Vamos então iniciar uma volta no tempos dos JOEES, e garantimos que só vem fera por aí.
2018 – André Stein, vôlei de praia
Nascido em Vila Velha, André Stein ganhou destaque no cenário do vôlei de praia ao vencer, ao lado de Evandro Golnçalves, o Campeonato Mundial de vôlei de praia disputado em Viena, na Áustria, em 2017. Na ocasião, o atleta tinha 22 anos e se tornou o mais jovem da história a conquistar o título.
Um ano após realizar a façanha, André foi convidado para ser o paraninfo dos Jogos Estudantis e não hesitou, se tornando o primeiro ocupante do posto.
2019 – Bruno Malias, futebol de areia
Na segunda edição dos JOEES, o paraninfo foi ninguém menos que um tetracampeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia. Estamos falando, é claro, de Bruno Malias, um dos grandes responsáveis por afirmar o Espírito Santo como potência da modalidade.O atleta já conquistou, inclusive, títulos individuais. Dentre eles, a Bola de Bronze de 2006, que é entregue ao terceiro melhor jogador da Copa do Mundo do respectivo ano.
Bruno nasceu no Rio de Janeiro, mas deu passos importantes da carreira no Espírito Santo. Foi, inclusive, campeão brasileiro pela Seleção Capixaba. O atleta também defendeu as cores de clubes capixabas, como o Rio Branco. O craque foi o segundo atleta a ascender a pira olímpica dos Jogos Estudantis.
2022 – Fábio Luiz, vôlei de praia
Após dois anos de intervalo devido à pandemia de covid-19, os Jogos Estudantis voltaram a ser realizados em 2022. É claro que o paraninfo da edição manteve o alto nível de seus antecessores.
Nascido em Marataízes, no sul do Espírito Santo, Fábio Luiz levou para a quadra do SESI de Jardim da Penha sua bela história no vôlei de praia. O atleta que começou sua trajetória em competições escolares chegou a colocar no peito uma medalha de prata dos Jogos Olímpicos, em Tóquio. Antes disso, já tinha sido medalhista de ouro no Mundial de Berlim, em 2005. Um exemplo e tanto para os jovens participantes dos Jogos Estudantis, não é?
Os Jogos Estudantis de 2023 começam neste sábado (16). História no esporte não falta para o Espírito Santo, e nossos pequenos atletas continuarão a escrevê-la.