Os Jogos Estudantis 2018 começam nesta segunda-feira (29) no Espírito Santo. Oriundo da cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi o padre Antídio Carvalho o responsável por enxergar em Vitória a oportunidade do esporte fazer a diferença na vida de centenas de estudantes.
Ex-diretor do Salesiano de Vitória entre os anos de 1996 a 2002, e diretor fundador da Salesiano de Jardim Camburi, Padre Antídio Carvalho, que hoje mora em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, é o principal entusiasta do Jogos Estudantis capixaba.
Para o padre, com mais de 20 anos de sacerdócio e dedicação aos ensinamentos de Deus e a serviço do próximo, o principal ponto dos Jogos é a união entre todas as classes. “O que eu acho bonito é que os jogos incluem as escolas de norte a sul do Espírito Santo, envolvendo todas as classes sociais”, enfatizou.
O padre destacou também que acredita no esporte para mudar a formação dos jovens. “O país precisa pensar em educação em tempo integral e o esporte ajuda na formação do cidadão. É por meio do conhecimento e da prática de atividades físicas que os jovens conhecem valores, regras, valorizam amizades e o respeito.”
Os Jogos Estudantis já acontecem há sete anos em Campos e, segundo o padre, a cidade toda se mobiliza em prol do evento. Enxergando que em Vitória seria possível um sucesso equivalente, o padre procurou a direção da Rede Vitória e apresentou o projeto.
“Conversei com o diretor geral da Rede Vitória, Fernando Machado, e mostrei para ele a importância que os Jogos Estudantis possui. De forma até surpreendente pela destreza e visão, o Fernando abraçou a causa. Sabemos que a Rede Vitória valoriza a população do Espírito Santo e o público ver que a Rede pensa nos jovens, é fundamental.”
Os Jogos Estudantis começam nesta segunda-feira (29) e segue até o dia 13 de novembro, no SESI de Jardim da Penha, em Vitória, com a participação de 20 escolas e o envolvimento direto de mais de mil estudantes.
Leia também:
– Torcida pronta e concentração total! Veja os bastidores dos Jogos Estudantis 2018