De uma decisão para outra. Mal deu tempo de assimilar uma participação em uma competição internacional, e parte dos alunos e atletas da UMEF Irmã Feliciana Garcia já se preparam para encarar a reta final de mais uma edição dos Jogos Estudantis.
Há pouco mais de sete meses, sob o comando do professor Alex Chaves, parte dos alunos viajou para o Chile, para integrar a seleção brasileira. Foi o ES fazendo parte de um momento histórico para o handebol brasileiro no Sul-Americano da modalidade.
O início, de acordo com o professor, foi desafiador. Muito frio e equipes qualificadas. Mas com persistência e estratégia, a equipe conseguiu não só a classificação para as finais, mas o título.
“Além do frio, nós não conseguimos treinar antes dos jogos. Perdemos para o Chile na fase de grupos, mas nos classificamos em segundo lugar na chave. A partir daí passamos a analisar o estilo de jogo deles, já que eram favoritos ao título. Cruzamos com os chilenos na final mas, com uma estratégia diferente, vencemos e saímos com esse feito histórico”, disse Alex Chaves.
Campeã no ano passado com as duas categorias – infantil e juvenil – a escola, mais uma vez, mostrou seu protagonismo e vai disputar mais medalhas. Com as duas categorias, a unidade de ensino repete o desempenho do ano passado e já está na semifinal dos JOEES 2024.
Para o técnico da equipe, cravar mais uma classificação para a fase final mostra a qualidade dos atletas capixabas e que, além de revelar estrelas no vôlei e no futebol areia, o Espírito Santo também pode ser um celeiro do handebol.
“Temos alunos brilhantes não só no Irmã Feliciana, mas em diversos times do estado. Os Jogos Estudantis provam isso. A cada ano o nível da competição aumenta. Eu tenho certeza que ainda vamos revelar grandes talentos para o Brasil”, concluiu Alex Chaves.
SEMIFINAIS DOS JOOES 2024
As semifinais dos Jogos Estudantis 2024 serão realizadas no próximo sábado (7) e domingo (8). Os jogos são divididos por modalidades em três locais, no Sesi de Jardim da Penha, na Sesport, em Bento Ferreira, e no IFES, em Jucutuquara. Todos em Vitória.