Dobradinha feminina! Treinadoras se enfrentam e equipes fazem bonito em quadra

Samara Furtado e Daniela Passamani comandaram um jogo acirrado. A partida terminou com vitória do SESI de Araçás

30 de outubro de 2018
COMPARTILHE:

Samara Ventureli Furtado [esq.] é treinadora do Mundo Moderno. Já Daniela Passamani [dir.] é treinadora do SESI de Araçás.

Cinco meninos em cada lado da quadra, banco de reservas e, no comando de cada equipe, treinadoras. A presença das profissionais surpreendeu alguns e, no fim, agradou a todos. As duas professoras levaram para jogo suas equipes, Mundo Moderno e SESI Araças. As duas com características bem diferentes. De um lado mais coordenadas, movimentação e pedidos de atenção. Do outro, observação e silêncio. E não teve outra: foi um jogo disputado do início ao fim.

Conduzindo a equipe do Mundo Moderno estava Samara Ventureli Furtado. Assim como os meninos, a jovem treinadora foi atleta durante muito tempo na escola e, após ser convidada por um professor, passou a integrar a comissão técnica. A professora agarrou a oportunidade de representar a instituição na modalidade futsal e mostrou que clichês como “mulher não entende de futebol” ficou para trás. O primeiro jogo da equipe nos Jogos Estudantis foi contra a escola Monteiro, e a vitória veio por goleada, 5 a 0.

Na direção do SESI de Araças estava a professora Daniela Passamani, que atua na instituição há 12 anos. Mais contida, orientou calmamente a equipe na vitória por 2 a 1 contra o SEB. Dani, como é chamada, falou sobre a importância da presença das mulheres à beira das quatro linhas e não escondeu o objetivo do time na competição: sair com o título.

“Tenho orgulho da minha profissão. Além de conduzir os meninos na escola, estou aqui para mostrar que as mulheres são tão capazes quanto os homens. Os meninos estão treinando há cerca de três meses para a competição e com a paciência e com o conhecimento que os meninos têm, é possível se dar bem no campeonato”, explicou a professora.

Após a vitória das duas equipes em seus respectivos primeiros jogos, as duas equipes das treinadoras se encontraram, mas, desta vez, em confronto direto. Lembra das diferenças entre as técnicas citadas anteriormente? Elas voltam a aparecer em quadra. Samara bem inquieta, de um lado outro, chama, orienta. Já Daniela observando, um gesto ou outro e bola rolando.

A escola Mundo Moderno, da treinadora Samara, abre dois gols de vantagem. Mas o que parecia definido não estava nem perto de acabar. A virada do SESI veio, no fim do jogo, e após lances de tirar o fôlego. No fim da partida, 3 a 2 para a escola de Dani Passamani. Alegria completa para o time de Araçás, e para quem ficou a todo momento mais contida, foi o momento de extravasar.

“Foi uma vitória de virada, na garra. Foi de tremer da cabeça aos pés, mas esperava isso deles porque são guerreiros. As duas equipes são muito bem treinadas. Eles estão de parabéns, e que venham os próximos jogos”, exaltou Daniela.

As duas técnicas se cumprimentaram e não pouparam elogios aos trabalhos desenvolvidos. Para Samara foi um momento para ficar feliz com o espetáculo apresentado, com o aprendizado e com a presença de mulheres em quadra.

“É bacana ver uma treinadora de cada lado, ainda mais tratando-se de futsal masculino. Foi nítido o sinal de respeito de todos os alunos com as professoras. Tudo isso aqui é aprendizado, e são com as derrotas que aprendemos a corrigir os erros. As duas equipes foram ótimas”, finalizou Samara.

-> Confira a tabela atualizada dos Jogos Estudantis 2018!

Leia também:
– Chuva de gols marca o primeiro dia dos Jogos Estudantis 2018 no ES
– Gêmeos roubam a cena em vitória do SEB nos Jogos Estudantis
– SEB vence COBE por 6 a 0 e aplica a maior goleada do dia no futsal