Projeto escolar mobiliza comunidade da Serra em torno do atletismo

Iniciado em escola estadual de Nova Carapina, no município serrano, projeto hoje recebe jovens de fora da instituição

22 de julho de 2024
COMPARTILHE:

Há cinco anos, a rotina de Natan Eduardo mudou. Na época, o adolescente tinha 12 anos de idade e pesava cerca de 98 quilos. Ele encontrou no atletismo, esporte que conheceu na escola, um aliado importante para deixar os cuidados com a saúde em dia.

“O atletismo me ajudou tanto com a disciplina, quanto com a saúde. Em 2019 fiz alguns exames e estava tudo “ok” graças a rotina equilibrada de treinos. Mas ainda precisava perder peso. A virada de chave veio em 2020, com a pandemia. Pensei que era o momento de mudar, antes que fracassasse comigo mesmo. Em alguns meses consegui perder 24 quilos”, lembrou o estudante.

O projeto de atletismo que ajudou a melhorar a vida de Natan é desenvolvido na Escola Nova Carapina, que fica na Serra e pertence à rede estadual de ensino. Os treinos na quadra da escola acontecem de segunda a quarta e ele dá um jeito de consciliar os treinos noturnos a rotina de estudante. Ainda sobra tempo pra ele treinar na pista de Vila Nova de Colares, também, na Serra, às terças e quintas.

Natan começou no atletismo praticando o arremesso de pelota – Foto: Divulgação

O rapaz, que está nos últimos anos da adolescência, tem evoluído nas modalidades de arremesso, desde que ingressou no esporte.

“Comecei no arremesso de pelota e logo em minha primeira competição, conseguimos o primeiro lugar geral. Mas tendo treinos consecutivos, todos da minha equipe estão evoluindo. Depois que perdi peso, também, passei a entregar muito mais nos treinos e competições”, disse Natan, hoje com 17 anos.

Se a melhora pessoal é motivo de orgulho, Natan também comemora o fato de ter ajudado a levar outros alunos, como a prima dele, para o projeto desenvolvido na escola.

O projeto cresceu tanto, que passou a impactar até mesmo o dia-a-dia da comunidade de Nova Carapina. Quem garante, é um dos responsáveis pela iniciativa, o Professor Márcio Becali:

“É comum você chegar numa segunda ou quarta-feira e se deparar com 120 alunos treinando na quadra. Isso impactou tanto a cultura do bairro, que hoje a gente vê crianças brincado de atletismo nas ruas. É algo que não se vê em lugar nenhum. O projeto rompeu os muros da escola”, disse Márcio.

Escola Nova Carapina deve participar dos Jogos Estudantis com equipe de 100 metros rasos – Foto: divulgação

Cerca de 40 alunos já competem em nível nacional, pelo projeto, que terá nos Jogos Estudantis do Espírito Santo um novo palco para mostrar os resultados de todo trabalho realizado. Márcio garante que a prática da modalidade agrega princípios valiosos para os jovens e comemora a inclusão em novas competições.

“As competições são muito importantes para dar uma perspectiva e um local onde os alunos possam competir, além conhecer novas pessoas e propiciar a troca de experiências e de culturas. Isso não tem preço”, comemorou.

Jogos Estudantis do Espírito Santo 2024

O atletismo estreia nos Jogos Estudantis com provas de velocidade de 100 metros rasos. Além disso, seguem presentes modalidades que se destacaram nos últimos anos, como futsal, vôlei, vôlei de praia, handebol e basquete.

As inscrições seguem abertas até o dia 7 de agosto. E para se inscrever, os representantes da escola devem cadastrá-la no site Federação Capixaba de Desporto Escolar. Instituições de ensino estarão isentas de qualquer taxa para inscrever equipes de atletismo neste ano, visto que a modalidade está estreando nos Jogos.