Esportes

Jon Jones é pego no teste antidoping. UFC SE PRONUNCIA!

Jon Jones foi selecionado aleatoriamente pela comissão atlética de nevada para um exame antidoping e o resultado voltou testando positivo para substância benzoylecgonine

Foto: Divulgação

De acordo com o site mmajunkie, o campeão dos pesos meio pesados Jon Jones foi pego no teste antidoping para cocaína.

Jon Jones foi selecionado aleatoriamente pela comissão atlética de nevada (NSAC) para um exame antidoping no dia 03 de dezembro e o resultado voltou no dia 23 de dezembro testando positivo para substância benzoylecgonine, um metabólico primário da cocaína.

Como benzoylecgonine não é banida pela Agencia mundial de antidoping, a NSAC não pode impedir Jones de lutar o UFC 182. Jon Jones se internou em uma clinica de reabilitação. 

O UFC se pronunciou sobre o caso dizendo: 

Nós apoiamos o campeão do peso meio pesado Jon Jones pela decisão dele entrar em uma clinica de reabilitação para tratar seu problema. Apesar de estarmos desapontados com o resultado do teste, nós aplaudimos sua decisão de entrar em uma clinica de reabilitação. Jon é forte e corajoso dentro do octógono e esperamos que ele combata esse assunto com a mesma determinação . Nós o apoiamos em sua decisão e esperamos que ele volte um homem mais forte da reabilitação. 

Resumindo:

A luta valeu.  Jon Jones não foi suspenso.

Minha opinião:

Mais uma vez, uma baita CARA DE PAU do UFC.  A resposta do UFC faria sentido caso eles tivessem descoberto isso hoje. Mas não é o caso,  eles ficaram sabendo do resultado positivo do teste  para cocaína no dia 23 de dezembro , 10 dias antes do evento!!!

Eles tiveram tempo de sobra para cancelar ou mudar o card. Mas eles não fizeram nada. Eles não mudaram o card ou cancelaram o evento. Eles deixaram um atleta que foi pego no antidoping  de cocaína 1 mês antes do evento lutar.

Pior que isso, eles ficaram quietos! Eles não falaram desse resultado com ninguém ou fizeram um pronunciamento oficial  na ocasião. 

E agora, depois da luta, depois de encherem os bolsos de dinheiro, vem com esse papo furado de que “apoiamos Jon Jones e estamos decepcionados”…Pura conversa para boi dormir.

E porque não fizeram nada?  Porque eles sabiam que essa luta ia ser um estouro de vendas! Porque eles sabiam que uma notícia dessa ia prejudicar e muito as vendas de PPV nos EUA. Botaram os lucros em curto prazo na frente do esporte ou até mesmo saúde financeira do esporte a longo prazo.
Será que o UFC não percebe que apesar dessa atitude gerar lucros exorbitantes a curto prazo,  isso é muito ruim  para o esporte e até mesmo para eles a longo prazo?

É um péssimo exemplo para os fãs, para os outros atletas e para os patrocinadores. Para o esporte crescer tem que ter cuidar dos fãs, atletas e patrocinadores que tem  hoje e conquistar mais fãs,  atletas e patrocinadores amanhã e depois.  

Não acredito que atitudes como essa do UFC ajuda a conquistar novos fãs. Não acredito que alguém vai incentivar seu filho virar fã de um evento onde o campeão é pego num teste de cocaína 1 mês antes de sua luta e a organização o deixa lutar fingindo  que nada aconteceu.  

E os lutadores? A impressão que dá é que existe uma falta de critério enorme com os lutadores. O que vale para um parece não valer para outro. Vitor Belfort foi pego num antidoping ridículo de testosterona e foi impedido de disputar o titulo e de quebra ficou quase 1 ano de molho. Digo ridículo pois ele estava fazendo justamente  um tratamento legal de reposição de testosterona na ocasião. Mas não vou nem entrar nesse mérito. Será que se fosse um atleta de menos expressão eles tratariam o caso da mesma maneira? Acredito que não. Por sinal, acredito que seriam muitos severos! 

O que acho que o UFC deveria ter feito: 

Suspendido Jon Jones de lutar temporariamente. Após cumprir a suspensão, ele poderia voltar a lutar normalmente caso passasse nos testes. 

Meu recado para o UFC:

Os Fãs de MMA gostam mesmo é de ver uma boa luta. Antes era no PRIDE, hoje muitos preferem o UFC, amanhã pode ser outro.

Existem muitos outros eventos por aí: Bellator, ONE FC, WSOF, M1-GLOBAL, etc. Não pensem que o UFC é único e eterno e que pode fazer o que quiser do jeito que quiser e quando quiser.