O judoca capixaba Nacif Elias, que representa o Líbano nas competições, vai disputar o Grand Prix de Düsseldorf, na Alemanha neste domingo (26), a partir das 6 horas da manhã, horário de Brasília.
O atleta passou por uma mudança, e agora está na categoria dos 90 quilos. Isso ocorreu para que o atleta possa ter novas experiências com novos adversários. Se os resultados forem positivos, Nacif se manterá nesta categoria. Caso contrário, ele retornará a categoria anterior, dos -81 kg. Esse “teste” será em aproximadamente 6 competições internacionais.
Apesar das mudanças, o atleta está animado e confiante. No último domingo (19), ele foi medalha de ouro no Campeonato Árabe, uma competição denominada “Aberto de Judô do Líbano”, com os países Síria, Iraque, Irã, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
A competição é de grande importância para Nacif. “É uma honra poder medalhar em um Grand Prix, pois é uma competição forte, mas sou persistente, e luto com garra para poder alcançar os meus objetivos e trazer uma medalha para o Líbano e para o Espírito Santo. Não tive muita preparação, pois havia sido suspenso durante 1 ano, devido os fatos ocorridos na Olimpíada 2016. Mas a punição foi revogada após seis meses e estou de volta aos tatames, tive apenas um mês de preparação, mas fico muito feliz de poder retornar as competições”, declarou.
As chaves para a competição na Alemanha já foram sorteadas e o primeiro adversário que o judoca Nacif irá enfrentar será Thiago Camilo, atleta brasileiro, campeão mundial e 2 vezes medalhista olímpico. A disputa entre os dois não é novidade. Em novembro de 2016, Nacif já o enfrentou em uma competição interna no Brasil e o venceu. Com isso, o judoca capixaba-libanês não vê nenhum contratempo para essa primeira disputa.
O técnico Gabriel Vicentini também retorna animado aos treinos para as competições junto ao judoca, pois os dois receberam apoio de boa parte de técnicos e atletas internacionais, sendo também parabenizados pelo retorno e com votos de sucesso nesta nova etapa, para que possam voltar ao mais alto nível.