O segundo dia de disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022 -, no Recife, teve como destaque Guilherme Costa, novo recordista sul-americano, além de Leonardo Santos e Caio Pumputis, ambos com classificação garantida para o Mundial de Melbourne, na Austrália.
Bronze nos 400m livre no último Mundial, em Budapeste, Guilherme Costa quebrou o recorde sul-americano dos 1500m livre. O atleta da Unisanta, que também é recordista sul-americano da prova em piscina longa, marcou 14min39s42. Stephan Steverink, destaque do Brasil no Mundial Jr, terminou com a prata e Pedro Farias com o bronze.
“Na (piscina) curta, eu demoro um pouco para ganhar ritmo. Confesso que me sinto melhor na piscina longa, mas foi um ótimo tempo, recorde sul-americano e me sinto feliz por isso. A minha fase de treinos ainda está bastante pesada e isso deixa essa marca ainda mais expressiva”, disse Guilherme Costa.
Os dois primeiros índices para o Mundial de Melbourne foram obtidos nos 200m medley. Leonardo Santos, com 1min52s88, e Caio Pumputis, com 1min53s38, garantiram participação na competição em dezembro.
“O tempo não era bem o que eu desejava, mas muito importante esse índice. Trabalhei muito para conseguir chegar a esse índice. Estou muito feliz e satisfeito”, disse Leonardo Santos.
O recorde brasileiro nos 200m costas também foi superado, nesta quarta-feira, por Alexia Assunção, com o tempo de 2min07s30.