Lesões esportivas no verão: como joelheiras e tornozeleiras podem ajudar na prevenção

Foto: Divulgação Mercur

Com a chegada do verão, a disposição para praticar atividades físicas e esportes ao ar livre, como corrida ou beach tênis, aumenta. Embora essas atividades pareçam simples, elas costumam ser de alto impacto e intensidade, exigindo atenção especial para proteger o corpo, especialmente as articulações, e evitar desgastes inesperados. Lesões como entorses, contusões e distensões musculares são comuns, principalmente nos membros inferiores. Para prevenir esses problemas, além de realizar aquecimentos e alongamentos antes de começar, o uso de joelheiras e tornozeleiras é uma excelente opção. Esses acessórios ajudam a prevenir lesões e fornecem suporte extra durante a prática esportiva. Essas são dicas essenciais para quem deseja aproveitar o melhor da estação sem preocupações.

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, em diálogo constante com profissionais da área e pessoas usuárias, investe no desenvolvimento de produtos de alta qualidade e funcionalidade que ajudam neste trabalho preventivo.

O fisioterapeuta esportivo e preparador físico, especialista em transformar lesões em condicionamento físico e alta performance, Leandro Borges, comenta que atividades com saltos, mudanças bruscas de direção e aterrissagens, por exemplo, aumentam o impacto nas articulações e demandam o uso de joelheiras e tornozeleiras de compressão, que ajudam na estabilidade e reduzem o risco de lesões. “Para escolher o equipamento correto, é importante levar em conta o tipo de prática esportiva e atividades físicas, além da intensidade dos movimentos e a necessidade de proteção”, explica o profissional.

Além do uso de acessórios de compressão, o cuidado com o corpo passa também pelo fortalecimento muscular e a prática de exercícios de equilíbrio e flexibilidade. Com técnica adequada e uma boa recuperação após o treino, é possível reduzir o impacto nas articulações. “Quem integra esses hábitos à rotina das atividades físicas, junto ao uso de joelheiras e tornozeleiras de compressão, por exemplo, fica mais protegido, mesmo em esportes intensos”, acrescenta Borges.

Ficar atento aos sinais do corpo também é fundamental. Se houver dor persistente, inchaço, sensação de calor na região ou perda de mobilidade, é hora de buscar ajuda profissional, pois pode ser uma lesão. Diferenciar uma dor muscular comum de um possível problema mais sério faz toda a diferença na prevenção de lesões graves.

Com orientação especializada e os recursos de reabilitação certos, as pessoas podem se manter protegidos e garantir um retorno seguro à atividade física.