O sonho do acesso à elite nacional em 2023 segue vivo e agora está mais palpável para o Londrina. Na noite deste sábado, em jogo válido pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o time paranaense derrotou Chapecoense no estádio do Café, por 2 a 1. Com o resultado, encostou de vez no Vasco, diminuindo provisoriamente a diferença para um ponto, já que o rival ainda joga neste domingo, diante do Grêmio, em Porto Alegre.
De qualquer forma, com os três pontos somados, o Londrina se manteve na quinta colocação, agora com 44. O Vasco, primeiro time dentro do G-4, tem 45. Já a Chapecoense vive um momento totalmente diferente. Em altos e baixos nesta Série B, o time catarinense é o 14º colocado, com 32 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento.
O Londrina começou a partida de forma avassaladora e conseguiu abrir o placar logo aos quatro minutos. Caprini arriscou um chute de longa distância, a bola desviou em Marcelo Freitas e sobrou para Gustavo Vilar bater na saída do goleiro. Apesar do susto, a Chapecoense foi tentando equilibrar a partida aos poucos.
Depois disso, o duelo só voltou a ter lances de perigo nos minutos finais, um para cada lado. Aos 40, depois de um bate-rebate na área, Caprini pegou a sobra e disparou, mas mandou para fora. Já aos 46, Alisson pegou um rebote e quase fez para a Chapecoense, mas o zagueiro Saimon chegou salvando em cima da linha.
Na volta para o segundo tempo, o duelo seguiu movimentado e a Chapecoense deixou tudo igual no placar aos 27 minutos. Fernando cruzou na área, a bola desviou em Chrystian, sobrando limpa para Perotti, que havia acabado de entrar na partida, e ele só escorou de chapa para o gol. O goleiro Matheus Nogueira tentou a defesa e tocou duas vezes na bola, porém, ela já tinha ultrapassado a linha de gol. Mesmo assim, a arbitragem deixou o lance seguir, só parando a jogada com o aviso do VAR. A bola ultrapassou cerca de 30 centímetros a linha, portanto, deveria ter sido anotado o gol por parte da arbitragem.
Apesar disso, o Londrina se mandou ao ataque e voltou a ficar à frente do placar minutos depois. Aos 32 minutos, Jeferson foi ao ataque pela direita e acabou derrubado na área por Fernando. Depois de analisar o VAR, o árbitro marcou pênalti. João Paulo foi para a cobrança e não desperdiçou, chutando forte e no alto. A partir daí, a Chapecoense foi para o tudo ou nada em busca do empate e também teve um pênalti marcado após falta em Thomás. Mas, desta vez, o árbitro analisou o VAR e voltou atrás, desmarcando a penalidade.
Na próxima sexta-feira, o Londrina visita o Tombense no estádio Soares de Azevedo, às 21h30, em Muriaé (MG). No sábado, dia 17, a Chapecoense recebe o CSA, na Arena Condá, às 11h.
FICHA TÉCNICA:
LONDRINA 2 X 1 CHAPECOENSE
LONDRINA – Matheus Nogueira; Jeferson (Gabriel Santos), Saimon, Gustavo Vilar e Alan Ruschel; João Paulo, Gegê (Nadson) e Leandrinho (Samuel Santos); Caprini, Douglas Coutinho (Danilo Peu) e Matheus Lucas (Luis Mandaca). Técnico: Adilson Batista.
CHAPECOENSE – Saulo; Maílton, Frazan (Darlan), Victor Ramos e Fernando; Pablo Oliveira, Betinho e Marcelo Freitas (Perotti); Crystian (Luizinho), Willian Popp (Derek) e Alisson (Thomás). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
GOLS – Gustavo Vilar, aos 4 minutos do primeiro tempo. Perotti, aos 27, e João Paulo, aos 38 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Alan Ruschel (Londrina); Marcelo Santos, Pablo Oliveira e Frazan (Chapecoense).
ÁRBITRO – Marielson Alves da Silva (BA).
RENDA – R$ 78.070,00.
PÚBLICO – 3.494 pagantes (4.018 no total).
LOCAL – Estádio do Café, em Londrina (PR).