Esportes

Olimpíada de 2028 terá squash e "primo" do futebol americano

Comitê Organizador dos Jogos de Los Angeles-2028 pediu a inclusão de cinco modalidades no programa olímpico e agora espera confirmação do Comitê Olímpico Internacional

Foto: Divulgação / NFL Flag
O flag footbal é um “primo” menos agressivo do futebol americano e deve estar nos Jogos de 2028

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 devem ter beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash como esportes adicionais. A proposta de inclusão das cinco modalidades foi oficializada pelo comitê organizador nesta segunda-feira (9), mas ainda precisa ser aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que discutirá o assunto por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade.

O flag football é uma espécie de “primo” menos agressivo do futebol americano. Ele o squash nunca estiveram na programação de uma Olimpíada.

Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém, há mais de 100 anos. O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse foi disputado em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres.

O beisebol e o softbol, sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona-1994 e Atlanta-1996, respectivamente. Foram mantidos até Pequim-2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris-2024.

“Os esportes propostos por LA-28 despertam a imaginação nos campos e quadras e incentivam a cultura. São relevantes, inovativos e baseados em comunidades, jogados em quintais, escolas, centros comunitários, estádios e parques por todo os EUA e pelo mundo”, explicou o presidente do Comitê Organizador de Los Angeles-2028, Casey Wasseman, que acredita que as modalidades podem atrair mais público aos Jogos:

“Eles trarão novos atletas aos Jogos, engajarão diversas bases de fãs e expandirão a presença dos Jogos em espaços digitais, amplificando a missão de LA28 de entregar uma experiência sem paralelos”.

Os comitês organizadores de cada edição olímpica têm flexibilidade para rever o programa olímpico. Tóquio escolheu a inclusão de beisebol/softbol, caratê, skate, escalada e surfe. Já Paris-2024 adicionou breaking e manteve skate, surfe e escalada, trio que, conforme decisão tomada no início de 2022, foi incluído de forma oficial no programa a partir de 2028 em razão do sucesso de suas provas no Japão.