Esportes

Luis Enrique comemora saída de Neymar do PSG: "Melhor pra todos"

Técnico do PSG deixa claro que gostou da saída de Neymar para o Al-Hilal

O técnico Luis Enrique não esconde de ninguém que gostou da saída do atacante Neymar do PSG. O jogador brasileiro foi anunciado nesta semana como reforço do Al-Hilal, da Arábia Saudita, deixando o futebol europeu depois de 10 anos.

Para o atual treinador do PSG, que já tinha trabalhado com Neymar no Barcelona, o astro brasileiro ir embora foi motivo de comemoração.

“Acho que foi uma decisão favorável para todos. Gostaria de agradecê-lo pelo comportamento que demonstrou durante o tempo que o tive no elenco desde que cheguei. Ele é um jogador de classe mundial e desejo-lhe tudo de bom e melhor no futuro”, comentou o treinador espanhol.

A imprensa francesa destacou nas últimas semanas que o técnico havia deixado claro à diretoria do PSG que não contava com Neymar. O brasileiro foi avisado que não fazia parte dos planos do time francês e, a partir daí, negociou com pelo menos cinco clubes europeus, sem sucesso, até aceitar a oferta do Al-Hilal.

O clube da Arábia Saudita pagou cerca de 90 milhões de euros (R$ 483,5 milhões) para o Paris Saint-Germain e com um contrato de duas temporadas. O salário do camisa 10 é o terceiro maior do futebol mundial, cerca de 320 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão) por dois anos.

Novela Mbappé

Luis Henrique também confirmou que Kylian Mbappé está relacionado para o duelo com do Paris Saint-Germain com o Toulouse, marcado para as 16 horas de sábado e válido pela segunda rodada do Campeonato Francês. O craque francês de 24 anos voltou a treinar com o elenco nesta semana após um período afastado em razão da indefinição sobre sua permanência no clube.

“Ele está em grande forma, ele tem muita vontade, está em um estado de espírito muito bom. Estou muito feliz por ter um jogador de classe mundial como Kylian”, comentou o treinador.

Em outra trecho da coletiva, foi questionado como “avaliava pessoalmente” a volta de Mbappé e se havia recebido uma garantida da diretoria de que o jogador continuará no elenco até o final da temporada, mas respondeu apenas a primeira parte da pergunta. “Como treinador, vejo como uma grande notícia. Não só pelo que acrescenta como atleta, mas como pessoa”, limitou-se a dizer.

Mbappé gerou um cenário de tensão no PSG desde que comunicou que não iria ativar a cláusula de renovação automática em seu contrato. Na mira do Real Madrid, também recusou uma oferta com novos valores para ampliar o vínculo. O compromisso dele com o PSG termina no meio de 2024, por isso, a partir do final deste ano, poderá assinar pré-contrato com qualquer clube.

A situação fez o PSG trabalhar com a possibilidade de negociar o atacante nesta janela de transferências, para não perdê-lo sem ter nenhum retorno financeiro, mas os rumos mudaram nos últimos dias. Mesmo afastado e treinando em separado, Mbappé esteve nas tribunas do Parque dos Príncipes durante o empate sem gols com o Lorient, na estreia do Campeonato Francês. No dia seguinte, foi reintegrado ao elenco.

De acordo com o jornal ‘L’Equipe’, no mesmo dia da reintegração, o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi, esteve Centro de Treinamento de Poissy e confirmou a permanência do atacante francês em uma conversa com todo o elenco. O mandatário teria afirmado que Mbappé está de volta e totalmente dedicado ao clube.