A pouco mais de um mês da Copa do Mundo e a 25 dias para entregar a primeira etapa das obras do estádio Kleber Andrade, mais da metade das cadeiras do estádio já foi instalada pelos operários que atuam no local.
Na última sexta-feira (2) o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo, visitou as obras do Kleber Andrade e elogiou a estrutura do estádio, assim como o gramado, que já está pronto e com as marcações oficiais para jogos.
O assento escolhido para as arquibancadas possui encosto feito de polipropileno com aditivos para evitar a degradação pelo sol e anti-chamas. Segundo o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz Cesar Maretto, o modelo também foi escolhido levando-se em consideração o quesito da segurança.
“Não é possível desprender nenhuma peça ou parte do material, de forma que algo possa ser utilizado em eventuais brigas, causando ferimentos”, ressaltou.
Já o mosaico formado pelas cores das cadeiras foi proposto pela arquiteta Scheila Basílio, responsável pelo projeto, e é inspirado no artista modernista holandês Piet Mondrian.
A expectativa é de que as obras para receber a seleção de Camarões devem ser concluídas em 30 de maio. Segundo o Iopes estarão prontos o campo de futebol, arquibancadas, iluminação, vestiário, sanitários, áreas de lanchonete, além da cobertura. Obras que perfazem 85% da estrutura do estádio. Mas o estádio só estará totalmente finalizado no final do ano, com custos atualizados de R$ 152 milhões.
O estádio Kleber Andrade vai ter capacidade para 21,5 mil pessoas e não será apenas para futebol. Terá espaço para shows musicais, grande eventos e também foi pensado para 2016, por causa das Olimpíadas.
Copa ES
A final da Copa Espírito Santo, que terá início no dia 9 de agosto, e terá transmissão da TV Vitória, terá como palco o estádio Kleber Andrade. Isso foi definido no primeiro arbitral da competição no dia 1º de abril, convocado pela Federal de Futebol do Estado (FES).
Até o momento sete equipes confirmaram presença na competição: Rio Branco, Linhares, Real Noroeste, Desportiva Ferroviária, Atlético Itapemirim, GEL e Vitória. Outros clubes que tenham interesse
em participar da competição, terão até o dia 26 de maio às 18 horas para protocolar na Secretaria da FES a confirmação de participação e termo de compromisso. A fórmula de disputa será discutida na segunda e última reunião, no dia 30 de maio.