O armador Marcelinho Huertas, do Kirolbet Baskonia, da Espanha, foi eleito o melhor jogador latino-americano da 30ª rodada Liga ACB. Ele conquistou duas importantes vitórias na reta final da primeira fase, contra o Barcelona, na sexta-feira (3), fora de casa, por 84 a 72, e o MAXI Manresa, no domingo (5), em Vitoria-Gasteiz (ESP), por 82 a 71.
Huertas registrou oito pontos, um rebote, sete assistências e uma bola recuperada, em 21 minutos e 20 segundos em quadra, contra o Barcelona, sua ex-equipe, em duelo válido pela 28ª rodada.
Já diante do MAXI Manresa, pela 30ª rodada, ele anotou 14 pontos (100% no aproveitamento ofensivo), oito assistências e uma bola recuperada, em 20m08 de atuação, o que resultou em 19 de valoração.
Além disso, Huertas assumiu a quinta colocação entre os maiores em assistências na história da Liga ACB, ultrapassado Elmer Bennett e contabilizando agora 1843 passes que resultaram e cesta.
Na classificação geral da Liga, o Baskonia aparece na terceira colocação, com 23 vitórias e sete derrotas, logo atrás do líder Real Madrid e do vice-líder Barcelona.
O próximo desafio será contra o Delteco GBC, nesta quinta-feira, na Donostia Arena, em San Sebastián (ESP), pela 31ª rodada.
*Com informações do Portal R7.