No pódio!

Mari Gesteira conquista três medalhas no World Series em Barcelona, na Espanha

A nadadora Mari Gesteira, do Álvares Cabral, começou a temporada de 2025 no pódio da etapa de Barcelona do World Series, o circuito internacional de natação

Mari Gesteira entre Mayara Petzold e Gabrielzinho com as medalhas em Barcelona, no World Series
Mari Gesteira entre Mayara Petzold e Gabrielzinho com as medalhas em Barcelona (Foto: Acervo pessoal)

 A capixaba Mariana Gesteira, da classe S9 (limitações físico-motoras), conquistou três medalhas na etapa de Barcelona do World Series, o circuito internacional de natação organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional.

A nadadora do Álvares Cabral foi medalhista de ouro na prova dos 100m costas, no sábado (22). “Essa é a minha principal prova, e alcançar esse ITC (índice técnico) e essa medalha significa muito para mim! Obrigada por toda a torcida! Sinto a energia de vocês, mesmo de longe”, comemou Mari, pelas redes sociais.

Leia também:

Porto Vitória vai fazer a final do Capixabão contra o Rio Branco

Auxiliar técnico do Porto Vitória morre após jogo que levou time à final do Capixabão

Triatlo Capixaba de Ferro Desafio Realcafé Reserva: confira os campeões da maior edição da história do evento

As medalhas de Mari Gesteira no World Series

MEdalhas Mariana Gesteira havia sido prata nos 100m livre na competição, na sexta-feira (21). No dia seguinte, ela conseguiu a primeira colocação nos 100m costas com o tempo de 1min10s11 e 1.014 pontos, ficando à frente das espanholas Beatriz Maldonado (S9), com 1min12s65 e 962 pontos, e Nuria Soto (S9), com 1min12s91 e 956 pontos.

Já no domingo (23), Mari ficou na segunda colocação dos 50m livre, com 28s07 e 1.022 pontos. Ficou atrás da norte americana Leanne Smith (S3), que fez 40s88 e 1.133 pontos. A italiana Alessia Scortechini (S10) completou o pódio com 28s33 e 952 pontos.

Vencedora do Prêmio Melhores do Esporte

Mariana Gesteira, 29 anos, é de Itaboraí (RJ), mas já há alguns anos “adotou” a cidade de VItória para morar e competir.

Vencedora do Prêmio Melhores do Esporte em 2024, ela brilhou em 2024 com duas medalhas nas Paralimpíadas de Paris-2024, os bronzes nos 100m costas e 100m livre, classe S9 (limitação físico-motora).

A nadadora Mari Gesteira recebe o troféu de Atleta do Ano, conquistado em votação popular (Foto: Bruno Lopes/EsporteVix)
A nadadora Mari Gesteira recebe o troféu de Atleta do Ano, conquistado em votação popular (Foto: Bruno Lopes/EsporteVix)

Mariana nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e equilíbrio. A atleta sempre praticou a natação e chegou a competir em provas até os 14 anos de idade, quando a doença se manifestou. Como tinha crises de desmaio, teve que se afastar das piscinas em 2009, voltando apenas em 2013.