O mata-mata do Capixabão terá a tecnologia do VAR em todos os jogos, das quartas de final até a final da competição. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21) pela Federação de Futebol (FES), em postagem nas redes sociais.
Na fase de classificação, 24 dos 45 jogos foram realizados com VAR. A partir das quartas de final, no entanto, todas as partidas restantes terão arbitragem de vídeo.
Leia também:
Qual é a melhor campanha de um time capixaba na Copa do Brasil
Rio Branco contrata lateral-direito formado pelo Vasco
Números do VAR no Capixabão
Das 24 partidas da fase de classificação que tiveram VAR à disposição, foram 10 intervenções diretas do VAR, entre ações de validação de gol, aplicação de cartão vermelho, marcação de pênalti e auxílio na identificação de jogadores.
“O futebol está cada vez mais dinâmico e veloz. Com os avanços tecnológicos, o nível de exigência física numa partida aumentou exponencialmente. A velocidade do jogo está cada vez maior e mais intensa. Assim, o VAR se torna indispensável para auxiliar a arbitragem na busca de decisões justas. No Capixabão, já alcançamos 10 intervenções do árbitro de vídeo (VAR) e houve a possibilidade de se fazer justiça”, analisou o presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes.
Como funciona o VAR no Capixabão
Para a edição deste ano do Capixabão, FES e TVE criaram a Central do VAR, uma estrutura montada na sede da emissora que opera de maneira remota, economizando recursos e trazendo agilidade logística para minimizar os erros de arbitragem e promover um futebol cada vez mais justo.
A iniciativa foi pioneira no Brasil e permitiu que as disputas realizadas no interior do Estado também pudessem contar com a tecnologia, que será repetida nos próximos campeonatos no Estado.
“Isso só está sendo possível em razão do alto investimento da FES na tecnologia, em parceria com a TVE. Um avanço imensurável para o futebol capixaba. Obviamente, estamos no início do processo e ajustes precisam ser realizados. Mas a Comissão de Arbitragem está extremamente satisfeita com o uso da tecnologia. É um caminho sem volta. Todos ganham. Os árbitros, os clubes, os jogadores , o torcedor e, especialmente, o futebol capixaba”, comemora o presidente da Comissão de Arbitragem da FES.
Rodada decisiva neste domingo
A última rodada da fase de classificação acontece toda no domingo (23), com os cinco jogos realizados de forma simultânea, com início às 16 horas.
Cinco equipes estão classificadas para as quartas de final: Desportiva, Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Capixaba e Rio Branco.
Outras cinco correm risco de rebaixamento na última rodada: Nova Venécia, Vila Velhense, Vitória, Porto Vitória e Jaguaré.
9ª rodada
Domingo (23)
- Vitória x Nova Venécia | 16h00 | Salvador Costa
- Rio Branco/VN x Porto Vitória | 16h00 | Olímpio Perim
- Vilavelhense x Capixaba | 16h00 | Engenheiro Araripe
- Real Noroeste x Desportiva | 16h00 | José Olímpio da Rocha
- Rio Branco x Jaguaré | 16h00 | Kleber Andrade