Esportes

Medalha histórica para a seleção brasileira de beisebol

Seleção brasileira de beisebol, que venceu equipes tradicionais durante o Pan, fica com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Foto: Miriam Jeske/COB

O beisebol brasileiro fez história neste sábado (28) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Foi neste dia que a modalidade conquistou a primeira medalha em sua história nos Jogos. Após uma campanha inesquecível, com vitórias sobre países de muita tradição no beisebol como Cuba e Venezuela, a seleção brasileira acabou derrotada na final pela Colômbia — a quem havia vencido na fase de grupos — pelo placar de 9 a 1, partida disputada no Parque Centenário. Uma medalha de prata para ficar para sempre registrada pra sempre.

“Vou falar por mim e sei que pelos meus companheiros, comissão técnica, etc. Todos que vieram aqui representaram o Brasil da melhor forma possível. É claro que você chega na final e quer a medalha de ouro, mas a Colômbia jogou muito bem e eles mereceram a conquista. Então, a gente fica feliz, sim, com a medalha de prata, porque a gente sabe que representou bem o Brasil”, disse Paulo Orlando, um dos líderes do time, com lágrimas nos olhos de emoção.

Ao fim da primeira das sete entradas, o placar estava 1 a 0 para a Colômbia, mas na entrada seguinte o Brasil igualou em 1 a 1. O jogo estava equilibrado até a terceira entrada, com o placar de 2 a 1 para os colombianos, mas os três pontos para a equipe adversária, na quarta entrada, foram fundamentais para que a Colômbia abrisse uma boa vantagem e encaminhasse a vitória. Além do ouro da Colômbia e da prata do Brasil, o México foi quem conquistou a medalha de bronze.

Na campanha brasileira nos Jogos Pan-Americanos, a equipe alcançou vitórias sobre potências da modalidade. Logo na primeira rodada, derrotou a Venezuela por 3 a 1. Após a estreia pelo grupo B, o Brasil superou a Colômbia por 8 a 7 e, no jogo final da primeira fase, mostrou que poderia brigar mesmo por medalha ao ganhar de Cuba por 4 a 2. Já na segunda fase, o chamado Super Round, o Brasil venceu Panamá por 5 a 3 e encaminhou a classificação para a final, sendo derrotado pelo México somente na última rodada, mas com reservas, pois já estava classificado para a grande decisão.

A seleção brasileira é formada por jovens atletas e alguns poucos que atuam em grandes ligas, como Felipe Natel, arremessador titular do time, que está há mais de uma década no Japão. Nas 19 edições dos Jogos Pan-Americanos em que o beisebol do Brasil participou, o melhor resultado havia sido um quinto lugar.