Esportes

Menino de ouro da marcha atlética capixaba disputa o Sul-Americano

Davi Gabriel da Silva, 15 anos, vai defender a seleção brasileira na categoria sub-18 no Sul-Americano que acontece domingo (10), no Recife

Foto: Lucas Dantas/CBAt
Davi Gabriel em ação durante a Copa Brasil de Marcha Atlética, realizada em fevereiro, em Vitória

Após conquistar a Copa Brasil de Marcha Atlética, em fevereiro, competindo em Vitória, o capixaba Davi Gabriel Bastos da Silva, de 15 anos, vai defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano da modalidade, no domingo (10), na Arena Pernambuco, no Recife (PE).

Davi compete na categoria sub-18 e foi o único atleta do Espírito Santo classificado para o Sul-Americano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Contemplado pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), Davi Silva começou a temporada com uma ótima marca na Copa Brasil de Marcha Atlética, completando o circuito de 10km com o tempo de 51min38, competindo com atletas mais velhos do que ele.

“Minha expectativa para o Sul-Americano é melhorar a minha marca, representar bem o meu Estado e o Brasil, e ter uma ótima colocação na marcha atlética. Ser contemplado pelo Bolsa Atleta tem uma importância muito grande e vai ajudar bastante no meu desempenho e na minha carreira no atletismo”, avalia Davi Gabriel.

No Recife, o atleta da Estação Conhecimento, da Serra, terá a companhia do seu treinador Diogo Mello, que também foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“Estamos mantendo o mesmo padrão feito para a Copa Brasil para que ele chegue bem na competição e tenha bons resultados nos treinos, que são fruto do trabalho dele e do nosso trabalho que já vem sendo feito desde o ano passado. A expectativa é que ele consiga desfrutar não somente da competição, mas de todo o aspecto de convivência social, conhecer outras culturas e países”, explica Diogo Mello.

Foto: Luiza Moraes/COB
Davi foi, no ano passado, o primeiro campeão da história da marcha atlética nos Jogos da Juventude

Mesmo com apenas 15 anos, Davi já tem um currículo expressivo. No ano passado, ele foi campeão dos Jogos da Juventude, conquistando a primeira medalha de ouro da história da marcha atlética na competição. Venceu também o Brasileiro Sub-16 e foi prata no Brasileiro Sub-18. Em ascensão, ele foi bastante elogiado na Copa Brasil e chegou a ser comparado a Caio Bomfim, maior atleta brasileiro da modalidade.

LEIA TAMBÉM: Joias raras! Jovens do Estado são destaque na Copa Brasil de Marcha Atlética