Após conquistar a Copa Brasil de Marcha Atlética, em fevereiro, competindo em Vitória, o capixaba Davi Gabriel Bastos da Silva, de 15 anos, vai defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano da modalidade, no domingo (10), na Arena Pernambuco, no Recife (PE).
Davi compete na categoria sub-18 e foi o único atleta do Espírito Santo classificado para o Sul-Americano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Contemplado pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), Davi Silva começou a temporada com uma ótima marca na Copa Brasil de Marcha Atlética, completando o circuito de 10km com o tempo de 51min38, competindo com atletas mais velhos do que ele.
“Minha expectativa para o Sul-Americano é melhorar a minha marca, representar bem o meu Estado e o Brasil, e ter uma ótima colocação na marcha atlética. Ser contemplado pelo Bolsa Atleta tem uma importância muito grande e vai ajudar bastante no meu desempenho e na minha carreira no atletismo”, avalia Davi Gabriel.
No Recife, o atleta da Estação Conhecimento, da Serra, terá a companhia do seu treinador Diogo Mello, que também foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
“Estamos mantendo o mesmo padrão feito para a Copa Brasil para que ele chegue bem na competição e tenha bons resultados nos treinos, que são fruto do trabalho dele e do nosso trabalho que já vem sendo feito desde o ano passado. A expectativa é que ele consiga desfrutar não somente da competição, mas de todo o aspecto de convivência social, conhecer outras culturas e países”, explica Diogo Mello.
Mesmo com apenas 15 anos, Davi já tem um currículo expressivo. No ano passado, ele foi campeão dos Jogos da Juventude, conquistando a primeira medalha de ouro da história da marcha atlética na competição. Venceu também o Brasileiro Sub-16 e foi prata no Brasileiro Sub-18. Em ascensão, ele foi bastante elogiado na Copa Brasil e chegou a ser comparado a Caio Bomfim, maior atleta brasileiro da modalidade.
LEIA TAMBÉM: Joias raras! Jovens do Estado são destaque na Copa Brasil de Marcha Atlética