O ex-goleiro Adjalma Francisco Teixeira, ídolo da Desportiva Ferroviária, morreu neste sábado (8), aos 98 anos. Adjalma foi o goleiro que sofreu o único gol feito por Pelé no Espírito Santo, na década de 1960.
Tricampeão estadual pelo extinto Santo Antônio Futebol Clube, Adjalma fez história no futebol capixaba nas décadas de 1960 e 1970.
O comunicado da morte do ex-jogador foi feito por meio das redes sociais da Desportiva Ferroviária, clube pelo qual o goleiro foi campeão no primeiro título grená, de 1964 e, ao deixar de jogar, passou a ser o administrador do estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Poucas palavras podem oferecer o real significado da perda que tivemos neste sábado. Seu Adjalma, eterno Guardião do Jardim! Uma pessoa que simbolizava a Desportiva Ferroviária da ponta dos pés aos fios de cabelo”, diz o post.
VEJA O POST DA DESPORTIVA EM HOMENAGEM A ADJALMA:
EXEMPLO A SER SEGUIDO
Presidente da Desportiva, Carlos Farias, ressaltou que Adjalma é um símbolo do clube que e sua morte é considerada uma grande perda.
“Foram 40 anos dedicados ao clube. Meu pai foi um dos fundadores da Desportiva e diretor do clube na época do Sr. Adjalma. Lá em casa, meu pai falava do Adjalma como um exemplo de honestidade e lealdade a ser seguido. Teve uma rica história no futebol capixaba. Além do título grená, foi tricampeão pelo extinto Santo Antônio F.C. Atuou contra Garrincha e sofreu um dos gols de Pelé”, lembrou Carlinhos Farias.
O velório de Adjalma acontece no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, Serra. O enterro será neste domingo (9), às 11 horas.
Adjalma sofreu o único gol de Pelé no ES
O fato aconteceu no dia 28 de julho de 1965, em partida que aconteceu no extinto estádio Governador Bley (atual campus do Ifes), em Jucutuquara, contra o também extinto time de Santo Antônio.
No duelo, o Santos abriu o placar com Coutinho, mas o time capixaba fez jogo duro e empatou a partida com Ciro. Coutinho fez mais um gol na sequência e colocou o Santos novamente em vantagem. No segundo tempo, Pelé marcou o único gol do dele no Estado.
LEIA TAMBÉM: “Foi uma honra”, diz capixaba de 96 anos que sofreu único gol de Pelé no ES
Em vídeo gravado para a reportagem do Folha Vitória, em 2022, o ex-goleiro sobre as lembranças daquela partida no estádio Governador Bley, na capital.
“Para mim foi uma honra, porque foi o maior atleta do futebol de todos os tempos. Fico muito sentido com a morte do Pelé, ele foi um jogador muito famoso e completo, por isso ele tem o título de Rei. Foi um atleta de primeira categoria e eu tive o prazer de ser um dos goleiros a ser vazado pelo Pelé”, afirmou Adjalma.
Confira abaixo a declaração de Adjalma
LEIA TAMBÉM: Sonho realizado! Artilheira da Copa Vitória das Comunidades vai para o São Paulo