Esportes

Mulheres em campo contra o câncer no jogo do ESFC com o Vitória

As visitantes fazem parte do grupo Amigas do Peito, comandado pela artesã Laura Virgínia Cerri Costa. O grupo tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de portadoras da doença

Jogo acontecerá na próxima sexta-feira (24) Foto: Divulgação

Onze mulheres em tratamento contra o câncer de mama entrarão em campo com os jogadores do Espírito Santo Futebol Clube no próximo sábado (24), em um ato simbólico de conscientização sobre a doença. O time irá disputar no Engenheiro Araripe uma vaga na final da Copa ES, às 16 horas.

As visitantes fazem parte do grupo Amigas do Peito, comandado pela artesã Laura Virgínia Cerri Costa. O grupo tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de portadoras da doença, organizando ações como oficinas de moda e maquiagem em clínicas e hospitais e mantendo uma página no Facebook, onde compartilha informações úteis para quem enfrenta o tratamento.

“Estamos muito animadas em participar. Acho que a maioria de nós nunca foi a um estádio de futebol, vai ser uma nova experiência”, comenta. Quanto a levar o assunto para um ambiente tradicionalmente masculino, Laura destaca que os homens também têm papel importante no combate ao câncer de mama, devendo incentivar suas parceiras fazer os exames. “Eles são ainda cruciais no suporte durante o tratamento. Também têm que ser despertados e sensibilizados para a questão”, enfatiza.

O ato simbólico faz parte das ações do Santão no Outubro Rosa. Durante todo o mês, e equipe joga de uniforme especial. Parte da renda da partida de amanhã, assim como da venda das camisetas, será destinada à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). 

Semana de preparação intensa

A equipe realizou esta semana ciclo intenso de preparação, que terminou na manhã de hoje (23) com treino tático e recreativo. Para o técnico Wagner Nascimento, o time está focado e confiante. “Estamos prontos para a partida. Sabemos da vantagem do empat,e mas não relaxamos. Pelo contrário, corrigimos detalhes que nos fazem evoluir como equipe”, conta.

A escalação somente será definida momentos antes da partida. A previsão é de que entrem em cena Alan, Magno, Diogo, Neto, Elder, Rodrigo Cesar, Denis Pedra, Vitinho, Joelson (Ranieri), David Dener e Ronaldo.