Esportes

Mundial de Bodyboarding em Jacaraípe tem confronto 100% capixaba na semifinal

As capixabas Luna Hardman e Maylla Venturin vão se enfrentar em uma das semifinais da categoria profissional no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Foto: Wahine Bodyboarding Pro/Divulgação
“Local” da praia do Solemar, em Jacaraípe, Maylla Venturin tem chances de título em duas categorias

Considerada a melhor etapa feminina do Circuito Mundial, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está fazendo jus à fama no evento que começou no domingo e vai até o próximo sábado (27) na praia do Solemar, em Jacaraípe, em Serra. E pra deixar a torcida e os familiares com o coração na boca, a etapa brasileira do Circuito Mundial terá uma semifinal 100% capixaba.

Nesta quinta-feira (25), o funil da principal categoria da competição apertou ainda mais, restando somente quatro competidoras com chances de título.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Atual número 2 do ranking mundial, Luna Hardman vai encarar na semifinal a também capixaba Maylla Venturin, número 5 do mundo e “local” de Jacaraípe. A outra semifinal será entre a líder do ranking mundial e atual campeã, a japonesa Sari Ohhara, e a sua compatriota Yuka Nishimura, nona no ranking mundial. As baterias acontecem nesta sexta-feira (26).

Filha de pentacampeã mundial Neymara Carvalho e com apenas 18 anos de idade, Luna Hardman venceu nesta quinta-feira a carioca Dani Freitas para chegar à semifinal, enquanto Maylla derrotou a portuguesa Teresa Padrela. Sari passou pela também japonesa Namika Yamashita e Yuka ganhou da portuguesa Luana Dourado.

Maylla Venturin, por sua, vez, além de garantir vaga na semifinal profissional, avançou também às quartas de final da categoria master, para encarar Nicole Calheiros.

“Está sendo incrível para mim. Estou muito, muito feliz mesmo em participar deste campeonato. em casa, com essa galera maravilhosa torcendo para mim, essa energia gostosa. Não tem coisa melhor do que competir em casa. Está sendo tudo de bom. E deixo meu muito obrigada pela torcida”, comentou Maylla.

LEIA TAMBÉM: Mais de 2 mil pessoas vão participar da Corrida Capixaba de Ferro em Vitória

O Brasil, aliás, está dominando a categoria master, com sete atletas entre as oito classificadas para as quartas de final. Eliminada na categoria profissional, Dani Freitas, tricampeã mundial na década de 90, é uma das classificadas.

“O nível das atletas é alto e a diferença vai ser a escolha de onda. Eu consegui achar boas ondas nas minhas baterias. A gente vai realizando o que sabe. Vou competir para ganhar, depende das ondas, e o que tenho certeza é que vou fazer o meu melhor”, afirmou Dani Freitas, que mora há 23 anos no Havaí e compete pela primeira vez no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro.

Quem também venceu e segue na briga pelo tricampeonato é a carioca Mariana Nogueira. A bateria desta sexta será contra Tina Falcão. E Naara Carolyne, outro destaque da história do bodyboarding capixaba e brasileiro, terá como adversária a portuguesa Catarina Sousa.

LUNA AVANÇA EM DUAS CATEGORIAS

Quem também avançou em duas categorias foi Luna Hardman. Além da semifinal na categoria profissional, ela garantiu vaga nas quartas da pro junior. A bateria, nesta sexta-feira, será com a portuguesa Alice Teotonio. Já outra brasileira classificada, Bianca Simões, enfrentará Aarya Tabalno, do Havaí.

“Foi mais um dia bem legal. Vamos com tudo. Que tenham altas ondas”, observou Luna.

Os outros dois confrontos serão: Luana Dourado (Portugal) x Hanna Saavedra (Peru) e Emiliana Gonzalez x Constanza Soto, ambas do Chile. A francesa Emie Padois, de apenas 11 anos, ficou em terceiro na sua bateria e parou nas oitavas de final.

TÍTULO NA CATEGORIA OPEN

Foto: Wahine Bodyboarding Pro / Divulgação
Pódio da categoria open no Wahine

A categoria open, que é amadora e não vale pela disputa do título mundial, mas tem o objetivo de fomentar o esporte, foi concluída nesta quinta-feira.

E quem levou o título da etapa foi a portuguesa Alice Teotonio.

A brasileira Victoria Moraes terminou na segunda colocação, seguida da também portuguesa Filipa de Freitas.

As demais categorias vão conhecer as suas campeãs no sábado (27), quando acontece também a cerimônia de premiação da competição.

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Programação

Sexta-feira (26)
8h00 — Semifinal da categoria Profissional e quartas de final da Master e Pro Júnior

Sábado (27)

8h00 — Finais das categorias Profissional, Master e Pro Júnior
14h00 — Entrega de Premiações
19h00 — Coquetel de Encerramento

Local: praia do Solemar, em Jacaraípe, Serra