Esportes

10ª rodada do Brasileirão tem mais clássicos e briga acirrada pelo G4

Confira as principais notícias e informações dos clubes para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Reprodução / Instagram

O Campeonato Brasileiro passa da metade do primeiro turno neste final de semana, no entanto a cada rodada as definições parecem estar cada vez mais longes. O equilíbrio característico do Brasileirão está sendo seguido a risca nesta temporada pelas 20 equipes. E neste final de semana teremos mais uma rodada de arrepiar e que certamente fará os torcedores roerem as unhas em cada jogo.

Assim como na rodada passada, teremos clássicos estaduais onde a rivalidade vale mais do que somente os três pontos disputados. No litoral paulista, teremos o clássico “San-São” em uma briga direta no topo da tabela. Além disso, os dois times contam uma artilharia pesada em seus setores ofensivos, Marinho do lado do Santos e Luciano do lado do São Paulo. Combinados, os dois tem dez gols no Campeonato e são os principais responsáveis pelos gritos de gol dos torcedores tricolores e santistas.

Já no Rio de Janeiro, o confronto será entre Botafogo x Vasco, no estádio Nilton Santos, na partida que encerra a rodada. Ambos vivem momentos bem distintos na tabela, enquanto o cruzmaltino luta para entrar no G4, o glorioso quer se afastar do Z4. Este será apenas o segundo clássico no ano entre as duas equipes, no primeiro jogo o Botafogo levou a melhor e, com gol de Ygor Cássio, venceu por 1 x 0. Confira tudo de mais importante para esta rodada.

Botafogo x Vasco: O clássico carioca da rodada, como já mencionado, vale muito para ambas as equipes. A partida será no Estádio Nilton Santos, às 20h30 deste domingo. O Botafogo chega para o confronto na 16ª posição com 9 pontos, um a mais que o Athlético-PR, primeiro time na zona de rebaixamento. Inclusive, o último confronto do glorioso foi justamente diante do Furacão na quarta-feira, em que as equipes terminaram empatadas em 1 x 1.

O técnico Paulo Autuori terá que fazer mudanças para esta partida, uma vez que o atacante Salomon Kalou foi liberado para a comparecer na própria formatura na Escola de Negócios de Lyon, na França. Além do marfinense, os outros desfalques são os laterais Marcinho, Lucas Barros e Guilherme Santos. Por outro lado, o time terá as voltas de Gatito, Honda e Luis Henrique, poupados no jogo de quarta-feira. 

O treinador botafoguense deixou apenas uma dúvida, que é na vaga de ataque do time, disputada entre Matheus Babi e Pedro Raul. Com isso, o Botafogo deve ir a campo com: Gatito; Kevin, Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Kanu e Victor Luis; Caio Alexandre, Honda e Bruno Nazário; Luis Henrique e Matheus Babi (Pedro Raul).

Já o cruzmaltino, vive uma situação contrária ao do rival. O time está na parte de cima da tabela, na 6ª posição com 14 pontos, brigando para retornar ao G4. Na última rodada, a equipe tinha chance de assumir a vice-liderança da competição, mas acabou perdendo de virada para o Atlético-GO, em casa, por 2 x 1.

O técnico Ramon Menezes pode ter dois desfalques para este jogo, o volante Andrey e do atacante Vinícius, ambos com lesões musculares após a partida do meio de semana. Além deles, Carlinhos sentiu dores em uma das coxas e teve que deixar o treino do time na sexta-feira. Bruno Gomes foi expulso no último confronto e está suspenso, enquanto Guilherme Parede e Lucão ainda cumprem o isolamento após testarem positivo para o novo coronavírus. Completam o time de desfalques Leandro Castan, com um edema muscular, Juninho e Winck, ambos com lesão.

Por outro lado, o time tem o retorno importante do meia Benítez. O argentino foi poupado do último jogo e fez falta para o time, mas vai para o clássico de domingo. O treinador vascaíno também ganhou reforços para a defesa, Ricardo Graça, Werley e Breno retornam após cumprirem isolamento depois de ter testado positivo para a Covid-19. No entanto, apenas Ricardo Graça deve começar a partida. Assim, o time provável do Vasco é: Fernando Miguel; Pikachu, Miranda, Ricardo Graça (Marcelo Alves) e Henrique; Fellipe Bastos, Marcos Junior (Andrey ou Carlinhos) e Benítez; Ygor Catatau (Vinícius ou Bruno César), Cano e Talles.

Santos x São Paulo: Brigando por um lugar ainda mais alto na tabela de classificação, o alvinegro praiano recebe o tricolor para um clássico recheado de expectativas neste sábado, às 19 horas, na Vila Belmiro. Sob o comando do técnico Cuca, o Santos vive um momento ótimo no Brasileirão, atualmente é o 7º colocado com 14 pontos, dois a menos que o Palmeiras, quarto colocado. Na última rodada, o time mostrou sua força dentro de casa ao bater o Atlético-MG de Jorge Sampaoli por 3 x 1, mesmo com desfalques importantes, e chega embalado.

Para este clássico o Peixe terá os retornos importantes do volante Alison e dos zagueiros Luan Peres e Lucas Veríssimo, todos suspensos na última rodada. No entanto, Cuca terá de improvisar na lateral-esquerda da equipe, uma vez que Felipe Jonatan está fora cumprindo suspensão. Outro que pode atuar por lá, o lateral-direito Pará é dúvida. O zagueiro Luiz Felipe (lesão na coxa) e os atacantes Raniel e Kaio Jorge (ambos com Covid-19) completam os desfalques. Com isso, o provável time do Santos é: João Paulo; Madson (Pará), Lucas Veríssimo, Alex (Jobson) e Luan Peres; Alison, Diego Pituca e Carlos Sanchez (Arthur Gomes); Marinho, Lucas Braga e Soteldo.

Do outro lado, o tricolor paulista tenta se recuperar do tropeço na última quarta-feira diante do Red Bull Bragantino, no empate por 1 x 1, no Morumbi. Com o resultado, o time perdeu a vice-liderança para o Flamengo e agora é o terceiro colocado, com 17 pontos, três a menos que o líder Internacional.

O técnico Fernando Diniz chegou cogitar a possibilidade de poupar os titulares no clássico, visando os jogos da Libertadores, que retorna na próxima semana. Mas deve mandar força máxima a campo em busca dos três pontos. O treinador são-paulino terá a volta do lateral-direito Igor Vinicius após ele cumprir suspensão diante do Red Bull Bragantino. Hernanes, que começou no banco no último jogo, treinou como titular e deve ganhar a vaga de Brenner na equipe.

Daniel Alves (braço fraturado), Liziero (entorse no tornozelo), Pablo (lesão muscular no abdômen), Walce e Rojas (recuperação de lesão no joelho) seguem sendo desfalques no time de Diniz. A provável escalação do São Paulo para o clássico é: Tiago Volpi; Igor Vinicius, Diego, Léo e Reinaldo; Tchê Tchê, Igor Gomes, Gabriel Sara, Hernanes e Vitor Bueno; Luciano.

Athlético-PR x Coritiba: Ambos na zona de rebaixamento, o clássico paranaense da rodada será de muita importância para as duas equipes, que buscam se recuperar no campeonato. O jogo acontece neste sábado, às 16h30, na Arena da Baixada, no jogo que abre a 10ª rodada. O Furacão está há sete jogos sem vencer e ocupa a 17ª posição, com oito pontos, entrando na zona de rebaixamento pela primeira vez. Na última rodada empatou com o Botafogo em casa, 1 x 1, com direito a pênalti desperdiçado por Nikão aos 50 do segundo tempo.

O técnico interino Eduardo Barros terá a disposição o volante Wellington, que tem seis jogos e chegou a negociar com o Grêmio e Corinthians, foi relacionado após duas partidas seguidas de fora e deve aparecer como titular ao lado de Erick e Christian. O meio-campista Cittadini, por outro lado, foi poupado após o treinador afirmar que iria com força máxima, mesmo com a retomada da Libertadores na terça-feira, dia 15. Geuvânio também pode ser escalado no ataque para saída de Bissoli, que fica no banco.

Do outro lado, o Coxa não vive uma situação muito diferente, não ganha há três partidas e está em 18º na classificação, com a mesma pontuação do rival. Na última rodada empatou fora de casa com o lanterna Goiás, por 3 x 3, em um jogo emocionante.

Sem o zagueiro Rodolfo Filemon, expulso contra o Goiás, o Coritiba terá a volta de Rhodolfo, que assume o lugar na zaga ao lado de Sabino. Há uma dúvida no meio-campo, se Hugo Moura, que começou contra o Goiás, será mantido na equipe, ou se Galdezani, que entrou durante o segundo tempo, pode retomar a vaga. 

O técnico Joginho segue com uma vasta lista de desfalques para esse jogo o zagueiro Rodolfo Filemon (suspenso); o atacante Neilton (poupado com uma torção no tornozelo), o lateral-direito Patrick Vieira (dores no tornozelo), o zagueiro Nathan Ribeiro (fratura no tornozelo), meias Thiago Lopes (trauma no pé) e Gabriel (desconforto) e meia-atacante Rafinha (fratura no tornozelo).

Fluminense x Corinthians: Pressionados após perderem seus respectivos clássicos na última rodada, Fluminense recebe o Corinthians neste domingo, às 16 horas, no Maracanã. O tricolor carioca, que vem de derrota para o Flamengo por 2 x 1, está atualmente na nona colocação com 11 pontos. 

A equipe comandada por Odair Hellmann precisa ajustes para reencontrar o caminho da vitória após três rodadas. Após a saída do atacante Evanilson para o Porto, o Fluminense tem encontrado dificuldades para achar um substituto a altura. O centroavante Fred, que seria o substituto direto, está em isolamento após testar positivo para o novo coronavírus. Frazan, que se recupera de uma artroscopia, também segue fora dos relacionados para o confronto.

Provável escalação: Muriel; Calegari, Luccas Claro, Digão e Egídio; Yuri, Dodi e Michel Araújo; Nenê, Wellington Silva e Marcos Paulo (Fernando Pacheco).

Pressionado por um resultado positivo após a derrota para o Palmeiras em casa no meio da semana por 2 a 0, o Corinthians é o 13º com apenas nove pontos. A campanha irregular do time acabou rendendo a demissão do técnico Tiago Nunes nesta sexta-feira. Com isso, o time será comandado pelo interino Dyego Coelho.

Para esta partida, a equipe terá os desfalques do lateral-direito Fagner e do zagueiro Danilo Avelar, que cumprirão suspensão automática após cartão vermelho no clássico. Luan, ainda em recuperação de um estiramento na coxa direita, também está fora, assim como Boselli, em recuperação de uma entorse no tornozelo direito. Provável escalação do Timão: Cássio, Michel Macedo, Bruno Méndez, Gil e Lucas Piton (Sidcley); Gabriel (Camacho) e Cantillo; Gustavo Mosquito (Léo Natel), Ramiro e Otero; Jô.

Grêmio x Fortaleza: Após finalmente reencontrar o caminho das vitórias na última rodada, o Grêmio recebe o Fortaleza na Arena, neste domingo, às 16 horas, para entrar de vez na briga no topo da tabela. Na última quarta-feira, o imortal tricolor bateu o Bahia por 2 x 0, no estádio Pituaçu, e pulou para o 10º lugar, com 11 pontos. 

No entanto, já visando o retorno da Copa Libertadores, o técnico Renato Gaúcho poderá preservar alguns nomes para o duelo desta rodada. O volante Matheus Henrique, expulso na vitória sobre o Bahia, está naturalmente fora.

Do outro lado, o tricolor de aço também se recuperou bem na última rodada. O time cearense, que vinha de duas derrotas consecutivas, venceu o Sport por 1 x 0 no Castelão, gol de pênalti do centroavante Wellington Paulista. Agora o time é o 8º colocado com 11 pontos. Para o duelo, o técnico Rogério Ceni pode e deverá repetir a mesma escalação que entrou em campo no meio da semana no Castelão.

Ceará x Flamengo: Embalado após conquistar a quarta vitória consecutiva no campeonato, o Flamengo visita o Ceará buscando encostar no líder Internacional. O jogo será neste domingo, às 18 horas, no estádio Castelão. No último compromisso, o Rubro-Negro venceu o clássico contra o Fluminense por 2 x 1 e, com os resultados favoráveis, chegou na segunda colocação, com 17 pontos, há três pontos do líder Internacional.

Para esta partida, o técnico espanhol Domènec Torrent poupou o lateral-esquerdo Filipe Luis e o meia De Arrascaeta, que apresentaram desgaste muscular, e nem viajaram para o Ceará. O atacante Bruno Henrique também seguirá fora. Ele treinou com o grupo nos últimos dias, mas está em fase final de recuperação de um edema no joelho direito e será preparado para ficar à disposição contra o Independiente del Valle na próxima quinta-feira.

Por outro lado, quem volta é o goleiro César. Ele se recuperou da Covid-19 e voltou a treinar na sexta-feira, trabalhando inclusive em tempo integral para recuperar a forma física. No entanto, o time deve permanecer com Gabriel Batista na meta.

Já do outro lado, o Vozão entra em campo buscando evitar o terceiro resultado negativo consecutivo no campeonato. Após a derrota para o Santos no último final de semana, o alvinegro perdeu para o líder Inter, fora de casa, por 2 x 0 na  quinta. Para enfrentar o Flamengo, quatro jogadores retornam, mas o clube tem baixas por terceiro amarelo e lesão. O volante William Oliveira levou o terceiro cartão amarelo e está de fora do jogo diante do Rubro-Negro. 

Os laterais Alyson e Eduardo, além do zagueiro Gabriel Lacerda e do atacante Mateus Gonçalves devem voltar para o banco de reservas. Os quatro jogadores assumiram a posição após os titulares ficarem suspensos. Dessa forma, os laterais Bruno Pacheco e Samuel Xavier, bem como o zagueiro Luiz Otávio e o atacante Leandro Carvalho retornam à equipe titular. Outro retorno está no meio-campo: Ricardinho. Ele entrou no lugar de William Oliveira durante a partida contra o Inter e deve assumir a vaga do volante.